junho 30, 2011

POLÍTICOS FICHA SUJA ESTÃO COM DIAS CONTADOS

               


O projeto Ficha Limpa é uma campanha da sociedade civil brasileira com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país. Para isso, foi elaborado um Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a vida pregressa dos candidatos com o objetivo de tornar mais rígidos os critérios de quem não pode se candidatar - critérios de inelegibilidades. 

A iniciativa popular é um instrumento previsto em nossa Constituição que permite que um projeto de lei seja apresentado ao Congresso Nacional desde que, entre outras condições, apresente as assinaturas de 1% de todos os eleitores do Brasil. 

O projeto Ficha Limpa circulou por todo o país, e foram coletadas mais de 1,3 milhões de assinaturas em seu favor – o que corresponde a 1% dos eleitores brasileiros. No dia 29 de setembro de 2009 foi entregue ao Congresso Nacional junto às assinaturas coletadas. 

MCCE, a ABRACCI e cidadãos de todo o país acompanharam a votação do projeto de lei na Câmara dos Deputados e no Senado e, no dia 4 de junho de 2010, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lei Complementar nº. 135/2010, que prevê a lei da Ficha Limpa. 

Clique aqui para acessar a íntegra dessa lei complementar. A aprovação do Ficha Limpa foi possível com mobilização e a pressão popular. É, portanto, uma vitória de todos! 

QUEM SOMOS 

A Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (ABRACCI) é uma rede de 78 entidades com a missão de “contribuir para a construção de uma cultura de não corrupção e impunidade no Brasil por meio do estímulo e da articulação de ações de instituições e iniciativas com vistas a uma sociedade justa, democrática e solidária”. 

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) é composto por 46 entidades cuja atuação se estende por todo o país. Com sede em Brasília (DF), acompanha de perto a atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e mantém contato com os responsáveis pela adoção de medidas que favoreçam a lisura do processo eleitoral em todo o Brasil. O MCCE é uma das entidades fundadoras da ABRACCI.
Esse blog durante 100 dias  perguntou VOCÊ VOTARIA EM UM CANDIDATO FICHA SUJA?O resultado foi estarrecedor e com certeza vai pesar muito  vida de muita gente na terra dos arrozais.Veja


SIM
  10 (5%)
 
NÃO
  147 (85%)
 
TALVEZ
  15 (8%)
 

*Votaram nesta ENQUETE 172 leitores do Lago em Foco.




Alunos da Rede Estadual de Lago Verde Promovem Ato em combate as Drogas

Aconteceu na tarde do dia 28 de junho de 2011 a segunda manifestação contra as Drogas promovida pelo Centro Ensino John Kenndy de Lago Verde.
Centenas de Jovens e Adolescentes percorreram as principais ruas de Lago Verde,com eles diversas faixas que provocavam as sociedade para alerta-se sobre o uso das drogas em nosso Município.

De forma especial,cada turma da escola John Kennedy levaram para ruas temas ,  atravez de apresentações tentaram conscientizar a sociedade lagoverdense que juntos somos mais fortes e podemos fazer muito mais para combater esse mal ,que infelizmente ainda é assunto de destaque no Brasil.

Os alunos da escola John Kennedy com o apoio dos poderes públicos e sociedades civil organizadas estão de parabéns,pois atitudes como essas faz toda diferença.

junho 28, 2011

Assojovem Participará de ato em Combate as Drogas.

Alunos da Rede Estadual de Ensino da escola John Kennedy de Lago Verde-MA,realizará hoje uma manifestação,a saída será do pátio da escola as 16:00,e percorrerá as principais ruas da cidade,culminando no local do Arraial  na praça José Reinaldo.

O objetivo dessa manifestação é denunciar a criminalização  alertando  a população sobre os problemas que as drogas podem trazer para uma cidade.

Lago Verde é uma cidade com menos de 16000 habitantes e  como toda cidade do interior ainda serve como berço  para o tráfego e vendas de Drogas;que na  maioria das vezes  é usadas por jovens e adolescentes.Um problema grave e polêmico que requer nossa total atenção

A assojovem estará presente neste importante  evento,dando total apoio a os alunos da Escola John Kennedy,buscando assim melhores dias ,livres das drogas e dos crimes que delas provêem.

Comissão Organizadora Estadual-COE,se reune pra traçar Ações para 2ª Conferência Estadual de Juventude

Língua Solta-Ano II

A Comissão Organizadora Estadual – COE se reuniu ontem pela primeira vez para definir as primeiras ações de preparação para a 2ª. Conferência Estadual de Juventude do Maranhão - CEJ. A reunião ocorreu na última segunda (27) na Sala de Comissões da Assembléia Legislativa.

Na oportunidade após intenso debate foi aprovado o Regimento Interno da 2ª. Conferência Estadual de Juventude, o Calendário das Conferências Regionais e o Manual Orientador das Conferências Municipais e Regionais. O Conselheiro Estadual de Juventude Samuel Bastos foi eleito para coordenar o Comitê Executivo auxiliado pelo também Conselheiro Saddam Hussein.

Houve ainda a composição das comissões que ficou da seguinte forma: Coordenação Executiva – SEEJUV (a definir) e CEJOVEM (Assis Filho); Coordenação Temática e de Relatoria – CEJOVEM (Samuel Bastos) e SEEDUC (Alexsandra Regina); Coordenação de Comunicação – FEJUMA (Wellington) e CEJOVEM (Saddam Hussein); Coordenação de Articulação e Mobilização – FAMEM (Antonio Marcos) e FETAEMA (Angela Maria).

Foi aprovado ainda o assento de novas entidades na COE, a saber: CUFA, FEJUMA, Rede Jovem Nordeste, Delegacia Federal do MDA e G.R.E.S. Turma do Quinto.
 

junho 26, 2011

AINDA SEM SOLUÇÃO, MESMO DEPOIS DE 15 ANOS

pc farias


Apontado como crime passional e, depois, homicídio duplo, caso pode ter desfecho neste ano, com júri popular



Quinze anos se passaram e a morte do ex-tesoureiro do ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), o empresário Paulo César Farias, continua impune e cercada de mistérios. PC, como era conhecido o empresário alagoano, foi encontrado morto ao lado da namorada Suzana Marcolino, na manhã do dia 23 de junho de 1996, véspera da festa de São João. Na época, PC estava em liberdade condicional e era réu em inúmeros processos por crimes financeiros, sonegação de impostos, falsidade ideológica e enriquecimento ilícito. Tinha audiências marcadas e poderia fazer revelações sobre a participação de outras pessoas nas atividades ilícitas que comandava. Por isso, sua morte foi investigada como queima de arquivo.

No entanto, a primeira versão para o caso - apresentada pelo delegado Cícero Torres e pelo legista Badan Palhares - foi de crime passional. Para os defensores da tese, Suzana teria matado PC e depois se suicidado. Essa versão foi contestada pelo médico George Sanguinetti e depois derrubada por uma equipe de peritos convocados para atuar no caso, fornecendo às autoridades policiais um contralaudo.

Duplo homicídio. Em 1998, a equipe dos peritos Daniel Munhoz, da Universidade de São Paulo (USP), e Genival Veloso de França, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), derrubou a tese de crime passional e concluiu pela tese de duplo homicídio. Com isso, nova investigação foi iniciada, tendo à frente os delegados Antônio Carlos Azevedo Lessa e Alcides Andrade, que contaram com a colaboração do perito Ailton Vila Nova.

Foi com base na segunda perícia que os delegados indiciaram os seguranças Reinaldo Correia de Lima Filho, Adeildo Costa dos Santos, José Geraldo da Silva e Josemar Faustino dos Santos como autores materiais e apontaram o então deputado federal Augusto Farias como o autor intelectual do duplo homicídio. O ex-deputado nega envolvimento na morte do irmão e continua dizendo que acredita em crime passional.

Como Augusto Farias, à época, gozava do foro privilegiado, somente os seguranças foram pronunciados e serão levados a júri popular. O julgamento deles deve ocorrer ainda este ano, de acordo com informações do juiz Alberto Jorge Correia de Lima, da 8.ª Vara Criminal de Maceió. O magistrado aguarda a chegada dos autos, que estavam em Brasília, para marcar o julgamento.

Correia disse que com a decisão do ministro do STF, Joaquim Barbosa, de negar o último recurso possível para evitar que os quatro seguranças fossem à júri popular, o julgamento pode ser marcado a qualquer momento. Os seguranças ainda trabalham como policiais militares e o advogado deles, José Fragoso Cavalcanti, diz que vai provar a inocência dos quatro. "Eles estão sendo acusados sem base nenhuma, portanto não tenho dúvida da absolvição deles por falta absoluta de provas", afirmou.

Os quatro militares que trabalhavam para PC no dia do crime evitam falar sobre o caso e são avessos a entrevistas. Apenas o advogado do grupo fala por eles.

As tentativas da defesa em evitar o júri popular fizeram com que o caso tramitasse nas cortes superiores por mais de nove anos, em grau de recurso. Finalmente, no último dia 26 de abril, Joaquim Barbosa deu um basta e negou o último recurso possível.

Na época, o Ministério Público Estadual ofereceu denúncia contra os quatro os quatro militares indiciados pela polícia. O promotor de Justiça Luiz Vasconcelos acredita que eles fizeram uma espécie de pacto.


Fonte:OEstadão

junho 25, 2011

CAUSTELO DINOVO NÃO FOI



O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, acaba de negar liminar em recurso impetrado pela Prefeitura de São Luís tentando derrubar a decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão que determinou a suspensão cautelar da cobrança do IPTU 2011.
Com a decisão, o prefeito João Castelo (PSDB) – que vai acumulando derrotas nos embates judiciais – tem duas opções: ou suspende mesmo a cobrança e aguarda a decisão do mérito para saber como cobra; ou cobra pela tabela de 2010, como facultou o relator da matéria no TJ, desembargador Benedito Belo.
Logo após a decisão, o deputado estadual Roberto Costa (PMDB) – um dos mais ferrenhos opositores da cobrança do IPTU 2011 nos moldes propostos pelo Executivo Municipal – comemorou “mais uma vitória da OAB e da população de São Luís”.
“Vamos continuar lutando para que essa cobrança ilegal e fraudulenta seja impedida de uma vez por todas”, disse.

EM 2016 PREFEITO ELEITO TERÁ MANDATO DE DOIS ANOS


Brasília - A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou na quarta-feira a unificação das eleições gerais e municipais, que atualmente ocorrem em períodos diferentes – com dois anos de diferença. A comissão ainda decidiu manter a reeleição no país, assim como os mandatos de quatro anos para os cargos eletivos.
 
Pela proposta do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), as eleições serão unidas no ano de 2018. Em 2016, os prefeitos eleitos terão mandato de apenas dois anos para que, em 2018, haja a coincidência das eleições.

A comissão aprovou ainda a mudança na data da posse do presidente da República, governadores e prefeitos. Todos atualmente são empossados no dia 1º. de janeiro. A proposta aprovada institui as posses dos prefeitos no dia 5 de janeiro, dos governadores no dia 10 de janeiro e do presidente da República no dia 15 de janeiro.

“A data de 1º de janeiro tem inconvenientes que recomendam a sua modificação, a começar pelo fato de que o primeiro dia do ano é reconhecido como data que não estimula, mas, antes, inibe a participação de chefes de Estado e outras autoridades representativas dos diversos países”, afirmou Renan.

As propostas são contrárias às aprovadas pela Comissão Especial do Senado que discutiu a reforma política. A comissão havia aprovado o fim da reeleição e o aumento dos mandatos eletivos para cinco anos. Na CCJ, apenas quatro senadores votaram a favor do fim da reeleição e ampliação dos mandatos.

Em defesa da reeleição, Renan disse que os benefícios da continuidade dos mandatos foram percebidos nos últimos anos na presidência da República –onde os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram reeleitos.

“Os casos de insucesso demonstram que as vantagens competitivas dos mandatários não são insuperáveis e que a legislação eleitoral dispõe de meios eficazes para prevenir o uso indevido da máquina pública em favor dos candidatos à reeleição à chefia do Poder Executivo”, afirmou.
Contrário à reeleição, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que o instrumento permite o uso da máquina pelo titular do cargo em benefício do seu novo mandato. “A máquina pública tem sido usada ostensiva, abusiva e arbitrariamente. Não temos um processo de arbitragem que seja célere e ocorra em tempo. Portanto, a reeleição possa vir a ser conveniente para o país quando alcançarmos um estágio mais avançado na vida pública brasileira.”

As duas PECs (propostas de emendas constitucionais) seguem agora para análise do plenário do Senado. Como os parlamentares estão divididos sobre o tema, a expectativa é de um amplo debate sobre a reeleição e a ampliação dos mandatos.

junho 24, 2011

SATUBINHA, UMA DAS CIDADES MAIS POBRES DO BRASIL DIZ CENSO

Satubinha - MA
A divulgação dos dados do Censo Demográfico do IBGE revela como se comportou a desigualdade social no Brasil de 2000 a 2010 - período em que a renda média do brasileiro subiu 3% em cidades paulistas e 46% em cidades maranhenses. Mesmo assim, dos 50 municípios mais pobres do Brasil, trinta e dois (32) estão localizados no Maranhão. A menor renda foi registrada em Belágua (MA), cujo valor é R$ 147,70.

Entre 2004 e 2009, o índice de pobreza extrema no Maranhão teve redução de 46%, período que compreendeu os governos José Reinaldo Tavares e Jackson Lago.

A pesquisa da renda domiciliar per capita também aponta que o Distrito Federal tem a maior renda per capita, com R$ 1.774. Contudo, entre os municípios, Niterói (RJ) é o primeiro, com R$ 2.031, 18. O Estado com menor renda per capita é o Maranhão, com uma média de R$ 405, que também angariou a primeira colocação entre os municípios com a menor renda: Belágua.

Veja a relação dos 15 municípios brasileiros com as menores rendas - Fonte IBGE.

01 - Belágua (MA) R$ 146,70
02 - Marajá do Sena (MA) R$ 153,47
03 - Cachoeira do Piriá (PA) R$ 163,65
04 - Fernando Falcão (MA) R$ 166,73
05 - Matões do Norte (MA) R$ 170,76
06 - Melgaço (PA) R$ 172,28
07 - Assunção do Piauí (PI) R$ 174,44
08 - Milagres do Maranhão (MA) R$ 175, 99
09 - Satubinha (MA) R$ 177, 11
10 - Bagre (PA) R$ 178,04
11 - Cachoeira GRande (MA) R$ 180,02
12 - Santo Amaro do Maranhão (MA) R$ 181,08
13 - São Roberto (MA) R$ 181,77
14 - Ipixuna (AM) R$ 181,98
15 - Presidente Juscelino (MA) R$ 182,18

junho 21, 2011

Prefeito de Timbiras assina decreto covocanda a II Conferencia Municipal de Juventude

Blog:FORESTTIN

Na manhã desta terça-feira, dia 21 de junho de 2011, o Prefeito Municipal assinou decreto que comvoca a II Conferencia Municipal de Juventude de Timbiras. A conferencia estar prevista para acontecer no dia 30 de julho de 2011, na Escola Médici, no decreto também cria a Comissão Organizadora Municipal - COM, que será formada da seguinte forma: 1 representante da Cordenação Municipal de Juventude; 1 representante da Secretaria Municipal de Assistencia Social; 2 representantes da Camara Municipal de Vereadores e 4 representantes da sociedade civil indicados pelo Conselho Municipal de Juventude - COMJOVEM e Fórum Municipal de Juventude de Timbiras - FOMJUT.

Na próxima semana o COMJOVEM e FOMJUT irão realizar uma reunião em conjunto para definir seus representantes. é a juventude mostrando a que veio.

O Presidente do Conselho Nacional de Juventude Gabriel Medina, participou de cerimônia com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon.




O presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Gabriel Medina, participou de cerimônia com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, realizada no Palácio do Planalto, no dia 17 de junho. O evento foi organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, que possibilitou o encontro de Ban Ki-Moon com o ministro da SG, Gilberto Carvalho, e com representantes dos movimentos sociais brasileiros. Na ocasião, Gabriel Medina falou sobre o protagonismo da juventude no processo de participação social e entregou a Ki-Moon uma carta contendo as prioridades desse segmento que, na opinião do Conjuve, devem receber atenção especial das Nações Unidas.


Gabriel Medina fez uma leitura do documento que cita, entre outras questões, o enfrentamento das desigualdades, em especial, o combate à fome e à miséria no mundo; a promoção do trabalho decente para a juventude e a importância de a ONU defender um mundo mais justo e sem opressões sobre as mulheres, os negros, as pessoas com deficiências e os homossexuais. O presidente do Conjuve destacou, também, a importância de ampliar e fortalecer uma agenda global sustentável, com destaque para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), ou Rio+22, com especial atenção para a participação dos (das) jovens no evento, que acontecerá no Rio de Janeiro, em junho de 2012.


O secretário Ban Ki-Moon permaneceu dois dias no Brasil, onde cumpriu uma agenda intensa, incluindo a audiência com a presidenta Dilma Rousseff. No encontro com a sociedade civil, os participantes debateram o fortalecimento da participação social na implementação de políticas públicas, estratégia bastante elogiada pelo secretário das Nações Unidas. Na ocasião, Ban Ki-Moon afirmou que os líderes da sociedade civil vêm participando cada vez mais de medidas importantes junto à ONU e que a entidade aprecia muito essas iniciativas, sobretudo aquelas voltadas para o alcance dos Objetivos do Milênio.


Ele citou, ainda, as ações pelo empoderamento das mulheres, a luta pela preservação do meio ambiente e o compromisso em relação à garantia dos direitos humanos. “Precisamos de uma parceria tripartite forte entre governos, sociedade civil e ONU. Quando essa parceria é forte, pode-se esperar que as sociedades e os países se fortaleçam e sejam capazes de aproveitar a liberdade da democracia. O papel da sociedade civil é sempre importante e eu estou aqui para ouvir suas opiniões e sugestões”, declarou. Ao final do encontro, Ban Ki-Moon agradeceu as contribuições recebidas. “Precisamos da capacidade de mobilização da sociedade civil. Vocês têm um número ilimitado de membros e podem mobilizar suas forças para que, em um futuro próximo, tenhamos um mundo melhor para todos”, concluiu.


Leia aqui a íntegra da carta entregue por Gabriel Medina ao secretário-geral da ONU.

MUNICIPIOS CRIADOS EM 1994 TEM PIORES IDHs DO ESTADO

NÚMEROS DO IBGE COMPROVAM

Sete dos 10 municípios maranhenses com as maiores taxas de analfabetismo e 6 dos 10 ‘campeões’ de mortalidade infantil foram criados em 1994, pela Assembleia Legislativa, na “canetada” que transformou em cidades 81 povoados – a maioria sem a mínima estrutura.
 

POR OSWALDO VIVIANI

Tabelas de taxas de analfabetismo (acima dos 10 anos) e de mortalidade infantil (até um ano) recentemente divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados apurados no Censo de 2010, mostram que a emancipação de municípios não é garantia de melhoria dos indicadores sociais. Sete dos dez municípios maranhenses com as maiores taxas de analfabetismo e seis dos dez “campeões” de mortalidade infantil foram criados em 1994, pela Assembleia Legislativa do Estado, na “canetada” que transformou em cidades 81 povoados – a maioria sem a mínima estrutura. Nove das dez cidades maranhenses ranqueadas com os piores índices de desenvolvimento humano (dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud) também foram emancipadas em 1994.

O município de Belágua – desmembrado em 1994 de Urbano Santos – lidera o ranking tanto de analfabetismo como de mortalidade infantil. Um total de 1.709 pessoas das 4.664 com 10 anos ou mais não sabe ler nem escrever na cidade (36,6%). A mortalidade infantil no município também é a maior do Maranhão. Dos 30 óbitos registrados na cidade entre agosto de 2009 e julho de 2010, dez foram de crianças com menos de um ano (33,33%). Ocupando o 7º posto entre os municípios mais pobres do estado (IDH de 0,495), Belágua abriga cerca de 5.200 excluídos sociais (80,85% da população de 6.527 pessoas; dados do Mapa da Exclusão Social no Brasil).

Outros municípios para os quais a emancipação, em 1994, não trouxe desenvolvimento são Marajá do Sena (desmembrado de Paulo Ramos) e Fernando Falcão (ex-povoado Resplandes, pertencente até 1994 a Barra do Corda).

Marajá do Sena, com 8.045 habitantes, desponta no 2º lugar do ranking do analfabetismo no Maranhão, segundo o IBGE. Dos 5.978 moradores do município com 10 anos ou mais, 2.187 são analfabetos (36,5%). A mortalidade infantil também registra um índice alto na cidade: oito crianças com menos de um ano morreram em Marajá do Sena entre agosto de 2009 e julho de 2010 (30,7% do total de 26 óbitos; 3º pior percentual do estado). O município tem quase 6.200 excluídos sociais (76,99% da população de 8.045 pessoas).

Fernando Falcão também aparece com índices sociais sofríveis tanto em analfabetismo como em mortalidade infantil. Ocupa o 6º posto entre as cidades do Maranhão com os maiores percentuais de analfabetos: 34,4% dos 6.900 moradores da cidade com 10 anos ou mais (2.379 pessoas) não sabem ler nem escrever. A mortalidade infantil em Fernando Falcão foi de 19,35% (9º pior percentual) entre agosto de 2009 e julho de 2010. No período, seis crianças com menos de um ano morreram no município, do total de 31 óbitos. A exclusão social atinge da 82,12% população de 9.180 pessoas de Fernando Falcão – mais de 7.500 excluídos.

Esses números falam por si, mas apesar deles a Assembleia Legislativa do Maranhão estuda emancipar mais 126 municípios – que, somados aos 217 já existentes no estado, totalizariam 343.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já se posicionou contra a nova “farra” da criação de municípios, por meio de uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin).

Veja a seguir os dez municípios com maiores percentuais de analfabetos, os dez que registraram maior mortalidade infantil entre 2009 e 2010 e os dez com pior Índice de Desenvolvimento (IDH) do Maranhão. As cidades criadas em 1994.

TAXA DE ANALFABETISMO (10 anos ou mais)

Belágua (36,6%)
Marajá do Sena (36,5%)
São João do Soter (36,0%)
Aldeias Altas (35,1%)
Timbiras (34,5%)
Fernando Falcão (34,4%)
S. Raimundo do Doca Bezerra (34,1%)
Peritoró (33,7%)
Água Doce do Maranhão (33,5%)
Paulo Ramos (33,4%)

TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL (de agosto de 2009 a julho de 2010; com menos de 1 ano)

Belágua (33,33%)
Altamira do MA (32,14%)
Marajá do Sena (30,77%)
Nina Rodrigues (30,43%)
Nova Iorque (27,27%)
Nova Colinas (23,08%)
Junco do MA (21,74%)
Santa Helena (20,62%)
Fernando Falcão (19,35%)
Cachoeira Grande (19,05%)

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

OS 10 MUNICÍPIOS COM OS PIORES IDHs DO ESTADO

Araioses (0,486)
Santana do MA (0,488)
Lagoa Grande (0,492)
Centro do Guilherme (0,493)
Gov. Newton Bello (0,494)
Matões do Norte (0,495)
Belágua (0,495)
Fernando Falcão (0,497)
Brejo de Areia (0,501)
São Roberto (0,502)

Fonte: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)
 
FONTE: JORNAL PEQUENO

COPA 2014,NO BRASIL É ASSIM.


A nomeação de Henrique Meirelles como representante do governo federal no Conselho de Governança dos Jogos Olímpicos de 2016, e não para o cargo principal, de Autoridade Pública Olímpica, foi um acerto entre o ex-presidente do Banco Central e a presidente Dilma Rousseff. Segundo apurou o "Fogo", Meirelles estava descontente com a desenvoltura do prefeito Eduardo Paes (PMDB) no planejamento para as Olimpíadas, achando que ele estava tendo mais espaço do que o previsto originalmente. Meirelles cogitou deixar o projeto para dedicar-se à iniciativa privada. Para não passar a imagem de que os Jogos estão ameaçados — a exemplo dos vários problemas que envolvem a Copa de 2014 — Dilma sugeriu a indicação dele como representante federal no conselho de governança.
 
Blog: fogo contra fogo

junho 20, 2011

Lago verde agora tem Secretaria de Cultura e Turismo.




 A Prefeitura Municipal de Lago Verde entregou para o município  a  SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO que é comandada pelo competente secretario JOSE PINTO DE OLIVEIRA NETO, conta hoje com uma estrutura bem acolhedora e pronta pra receber a sociedade lagoverdense bem como todos que queiram visitar-las, assim como em qualquer area o prefeito RAIMUNDO ALMEIDA vem promovendo o desenvolvimento municipal com muita responsabilidade e respeito aos seus munícipes, finaliza o secretario.

  E continua falando que o municipio irá sediar de 14 a 30 de junho o maior são João do Maranhão, NETO PINTO nos relata que a programação contará além de quadrilhas, danças folclóricas, cacuriá,bois e a presentação de 04 bandas sendo uma do município  MAIS ATITUDE, além das bandas FURACÃO DO FORRÓ na abertura dia 14, dia 19 FORRÓ SACODE e o grande encerramento dia 30 com a  banda FORRÓ REAL, as festividades juninas conta com a organização da secretaria de Cultura e com o APOIO todo especial da PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGO VERDE. 

Informação:Portal do Municipio

 

CONFIRMADO: Roberto Costa continua na Assembléia Legislativa.






A governadora Roseana Sarney e o deputado estadual Roberto Costa (ambos do PMDB) já chegaram à conclusão de que o melhor mesmo será ele permanecer na Assembléia Legislativa. Costa tem sido um dos membros mais destacados da bancada governista e o de maior repercussão na mídia.

Agora, falta decidir o que fazer com a Secretaria de Juventude, garantida ao deputado desde janeiro, mas que vem sendo conduzida pelo adjunto Ruy Pires.

O nome de Pires, inclusive, surge naturalmente como opção para a pasta, embora haja intensa movimentação de lideranças políticas pelo posto. Roseana deve decidir esta semana o futuro da Sejuv.

Além de Pires, há o nome do ex-secretário de Esportes, Souza Neto, ligado ao secretário Ricardo Murad, e a possibilidade de transferência de José Antonio Heluy, do trabalho para a Juventude – o que abriria vaga em uma secretaria para articulação com partidos aliados.

O certo é que Roberto Costa continuará exercendo seu mandato na Assembléia Legislativa, cmo interlocutor privilegiado da governadora. E um dos contapontos da oposição na Casa….
Do Blog do Marco D´Eça

LISBOA NÃO ESTA NUMA BOA!

Secretário de Saúde de Bacabal, Lilio 'Guêga' Estrela de Sá
Secretário de Saúde de Bacabal, Lilio 'Guêga' Estrela de Sá


Prefeito de Bacabal, Raimundo Nonato Lisboa.
Prefeito de Bacabal, Raimundo Nonato Lisboa.

Blog do Louremar Fernandes


O prefeito de Bacabal, Raimundo Nonato Lisboa, e o Secretário de Saúde Lilio “Guêga” Estrela de Sá estão sem poder dispor dos seus bens para qualquer negócio.

O Juiz da 1ªVara de Bacabal, Celso Pinheiro Júnior, decretou a indisponibilidade dos bens da dupla atendendo a uma ação movida pelo Ministério Público. O Promotor de Justiça Márcio José Bezerra Cruz, iniciou uma Ação por Ato de Improbidade Administrativa pelo fato do prefeito Lisboa ter permitido que o município tenha sofrido uma multa que hoje chega a quase 3 milhões de reais. O juiz concluiu que “…restam indícios de improbidade ante a farta documentação que aparelha a presente demanda, revelando a forma negligente com que tem sido tratada a saúde pública deste município. Por óbvio, omissões dos requeridos”.
O prejuízo que o prefeito e o secretário deixaram o Município sofrer é decorrente da multa pelo descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta. No Termo, o Prefeito se comprometeu a reformar o pronto-socorro municipal no prazo de 180 dias. O termo foi assinado em maio de 2009. Até hoje a obra não foi concluída. O acordo com o MP prevê multa de 5 mil reais por dia de atraso nas obras.
O juiz Celso Pinheiro Júnior cita em sua decisão que o pronto-socorro está fechado há mais de 595 dias e o valor da multa está em R$ 2 milhões 975 mil. A decisão do juiz de tornar indisponíveis os bens do Prefeito e do Secretário atende em parte ao pedido do Ministério Público. No processo de número 1195/2011, o Promotor pediu a quebra dos sigilos bancários, fiscal e imobiliário e ainda o sequestro dos bens de Lisboa e Lilio Guêga.
Lilio Guêga e Raimundo Lisboa tem o prazo de 15 dias para apresentar defesa.
A história de um pronto-socorro fechado
No ano de 2007, no mês de junho, técnicos do laboratório móvel da Secretaria de Estado do Meio Ambiente visitaram o pronto-socorro de Bacabal. Comprovaram muitas irregularidades, inclusive a contaminação por coliformes fecais da água consumida pelos funcionários e pacientes.
No mês de agosto do mesmo ano, após uma fiscalização, a Promotoria ajuizou uma Ação Civil Pública contra a Secretaria de Saúde do Município. O ato seguinte foi levado a efeito pelo juiz Osmar Gomes. Ele concedeu uma liminar parcial à Ação Civil impetrada pelo Ministério Público. A Ação pedia o total fechamento do Socorrão. O juiz, em seu despacho, argumentou que tal medida penalizaria a comunidade bacabalense.
O pronto-socorro passou então a funcionar parcialmente, sendo depois transferido para o Hospital Regional Laura Vasconcelos. Ainda em 2007, quando Lisboa era o homem de confiança do ex-governador Jackson Lago, o governo do Estado liberou recursos financeiros para a execução da obra de reforma e ampliação. Os valores nunca foram divulgados pelo município.
A reforma só começaria em maio de 2008, com previsão de terminar em novembro do mesmo ano. Não foi o que aconteceu. Já em maio de 2009, foi realizada uma audiência pública onde entidades representativas da sociedade civil e o Ministério Público cobraram providências da Secretaria de Saúde do município sobre a reforma que, naquele mês, completava um ano. Foi redigido um acordo estabelecendo o prazo de 180 dias para a consecução da obra. Até hoje a reforma continua sem conclusão.

junho 19, 2011

SACODE VEM SACUDIR LAGO VERDE NESSE SÃO JOÃO

Banda Sacode se apresentará na cidade de Lago Verde neste domingo (19), para animar esse São João.´PARTICIPE VOCÊ TAMBEM!

JOÃO COSTA, A CAMINHO DA COORDENADORIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE EM NUNES FREIRE

Depois da ida do jovem João Costa (vulgo Joãozinho) para a base governista, muitos dizem que as políticas públicas para a juventude avançaram... 

Este jovem de apenas 22 anos vem mostrando que está disposto em trabalhar em prol da juventude nunesfreirense. Hoje ele é Secretário Executivo do FEJMA – Fórum Estadual da Juventude do Maranhão e ainda é membro da CUFA em Governador Nunes Freire

Há boatos, que o jovem Joãozinho poderá assumir a Coordenadoria de Juventude de Governador Nunes Freire.

A coordenadoria, se assim for criado, será um departamento que trabalhará juntamente com a/na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, que tem como gestor o professor Walderly Pereira. 

João Costa com Jean Lima no lançamento do Maranhão Profissional
Ainda há boatos, que as negociações já estão sendo feitas e que ainda este ano será criado esse departamento.
 
do blog do marcos leite

GOVERNADORA ROSEANA ASSINA DECRETO CONVOCANDO A 2ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE JUVENTUDE



SÃO LUÍS (MA) – A Governadora Roseana Sarney (PMDB) assinou no último dia 16 de Junho de 2011, quinta – feira, o Decreto de Nº 27. 462 que convoca a 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, a realizar-se em Outubro de 2011, na cidade de São Luis, capital do Estado. O decreto consta no Diário Oficial de Nº 116 do dia 16 de Junho de 2011 a ser circulado. Assinatura do decreto atende ao prazo estabelecido pela Regimento Interno Nacional.

A realização do evento será coordenada pelo Governo do Estado do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Juventude do Estado e do Conselho Estadual de Juventude, e precedida de etapas municipais e regionais, que ocorrerão a partir do mês de junho de 2011.


A 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, com base na temária nacional e atentando para as questões regionais, tratará dos seguintes temas:


I - Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Estadual e Nacional;


II - Plano Estadual e Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e


III - Articulação e integração das políticas públicas de juventude.



Logo após a reunião do Conselho Estadual de Juventude marcada para essa próxima quarta - feira, 22 de Junho, que indicará os últimos três representantes para a Comissão Organizadora Estadual – COE, esta se reunirá para apreciar e aprovar o Regimento Interno da 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude.


O regimento interno disporá sobre a organização e o funcionamento da 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, inclusive das etapas, municipais e regionais e o processo de escolha dos delegados.


O Governo do Estado estudo realizar cinco grandes conferências regionais no Maranhão, que poderão ser precedidas ou não das conferências municipais, para discutir a temária da conferências e eleger os delegados para etapa estadual.


Trata - se de uma grande demonstração do Governo do Estado priorizando o debate das políticas de juventude no Maranhão.

junho 17, 2011

ELEIÇÕES 2012: Conjutura Política em Alguns Municipios Maranheneses

 Blog do Caio

Hoje (16), no encontro promovido pela Secretária de Saúde do Estado, para discutir a regionalização no
Estado, aproveitei para conversar com alguns prefeitos sobre as eleições em seus respectivos municípios, em 2012.
Conversei primeiramente com a prefeita de Monção, Paulinha (PV), que afirmou que irá para reeleição. Ela disse que foi vereadora por quatro mandatos e que foi a escolhida na eleição de 2008 para disputar a Prefeitura, vindo a vencer com tranqüilidade. Sobre seus concorrentes, Paulinha disse que podem ser o Queiroz (DEM), que vive em Caena – Guiana Francesa, no garimpo e que só aparece em época de eleição.  A outra será a esposa do ex-prefeito Henrique Silva, Cláudia Silva. Henrique não pode concorrer por ter todas as suas prestações de contas pelo TCE. “Ele vive dizendo que me colocou e que vai me tirar”, disse Paulinha. Duas perguntas: estaria Queiroz querendo garimpar na Prefeitura? Será que o povo acreditará em um ficha suja?
Em Bacabal, segundo o prefeito Lisboa (PDT), que não poderá partir para reeleição por está exercendo o seu segundo mandato, a escolha será através de uma prévia e que estão como pré-candidatos a ex-prefeita Talgi, Júnior secretário de Administração, Nonato Chaves secretário de Obras e César Brito secretário de Esporte e Lazer. Quanto aos nomes de oposição, Lisboa disse que ainda não sabe.
Para o prefeito de Lago do Junco, Haroldo Leda (DEM), disse que vai para reeleição e que acreditada no trabalho que vem desenvolvendo no município. Leda aproveitou para dizer que vai processar o município que usou seu CRM/DF para burlar os recursos do SUS. Sobre a oposição, ele disse que ainda não surgiu nenhum candidato.
O prefeito de Piritoró, Agamenon (PDT), disse está muito tranqüilo com sua reeleição, visto que o seu único opositor, o Padre Josias (PTB) está com contas rejeitadas. “Sei que as dificuldades serão superadas”, disse Agamenon.
O prefeito de Alto Alegre do Maranhão, Dr Liorne (PMDB), disse que o candidato já está definido, visto que ele está no término do seu segundo mandato. O escolhido foi o vereador José Garcia, que foi reeleito e presidente da Câmara dos Vereadores em suas duas gestões. “Antes José Garcia era gari, no governo do ex-prefeito Ditinho. Garcia representa o povo. É humilde e trabalha pela cidade. Alto Alegre do Maranhão se transformou em terra de oportunidades”, falou Liorne.
Como não pode mais partir para reeleição, Manien (PR), prefeito de Santa Quitéria, disse que o candidato já está escolhido. “Será o ex-prefeito Dr. Sebastião Moreira, que já é meu vice há oito anos. “Eu confio nele, pois estamos juntos nos meus três mandatos de vereador e três de prefeito”, disse Manien. O prefeito aproveitou a oportunidade para dizer que sua filha, Valéria Leal (PR), disputará a Prefeitura de Araioses. “Sou de Araioses e em nome do pai vai a filha”, afirmou Manien.
Vadilson (PDT), prefeito de Gonçalves Dias, que não pode ir para reeleição, disse que não cabe a ele a escolha do candidato do seu grupo. “Tudo dependerá de pesquisas. Hoje temos nove pré-candidatos: dois vereadores, o vice-prefeito, um ex-prefeito, dois secretários e três empresários. O definido após as pesquisa será apoiado por todos os demais. Foi assim comigo”, falou Vadilson. Sobre o candidato de oposição, Vadilson disse que tudo indica que será o Aurino Barros do PSDB.
Quanto a Imperatriz, as coisas estão bem indefinidas. A deputada Valéria Macedo disse que ainda não definiu se transferirá seu domicílio eleitoral de Porto Franco para Imperatriz e assim disputar a Prefeitura com o atual prefeito Sebastião Madeira. O prefeito Sebastião Madeira falou que a transferência do domicílio eleitoral da Valéria fica a disposição dela e que disputar a eleição é uma coisa livre, porém ele alertou que a deputada é do PDT do Carlinhos Amorim, que teve em Imperatriz 22 mil votos, enquanto que a Valéria passou um pouco mais de 2 mil votos
.

QUADRO CLÍNICO DO EX-SENADOR MAGNO BACELAR MANTÉM-SE ESTÁVEL .

O estado de saúde do ex-senador e ex-prefeito do município de Coelho Neto, Magno Bacelar (na foto com a filha), de 73 anos, é estável, conforme informações prestada na manhã desta sexta-feira (17) pela equipe médica do Hospital UDI, em São Luís, onde ele se encontra internado desde a quinta-feira, após sofrer acidente automobilístico na BR-135.




Magno Bacelar entrou no centro cirúrgico por volta das 12h de hoje para cirurgia ortopédica, mas seu quadro clínico não é grave, conforme os médicos que prestam atendimento.



O acidente aconteceu no município de Bacabeira quando o ex-senador se deslocava para São Luís. Segundo Afonso Bacelar, irmão do ex-senador, o acidente foi causado em razão de uma ultrapassagem irregular de outro veículo. Na ocasião, Magno Bacelar estava sem o cinto de segurança. Ele foi socorrido por uma ambulância do município de Bacabeira.



Magno Bacelar é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi diretor presidente da TV Difusora do Maranhão e diretor do Jornal do Dia, em São Luís. Fundou também a Federação das Escolas Superiores do Maranhão.



Em 1962, se elegeu deputado estadual. Foi chefe de gabinete da Prefeitura de São Luís. No governo Pedro Neiva de Santana, exerceu o cargo de subchefe e depois chefe da Casa Civil e secretário de Educação. Eleito deputado federal em 1974 e 1978, licenciou-se do mandato para ocupar o cargo de secretário de Justiça no governo João Castelo.



Nas eleições de 1988, ingressou no PDT e foi eleito vice-prefeito de São Luís na chapa de Jackson Lago. Com a vitória de Edison Lobão na disputa pelo governo do estado em 1990, Magno Bacelar foi efetivado senador. Em 1994 se elegeu para o seu quarto mandato de deputado federal. Em 2004, tornou- se prefeito do município de Coelho Neto pelo PV.
  (Da Agência Assembléia)

Em acidente , Morre o Deputado Federal Luciano Moreira.

Bastante entristecida, a governadora Roseana Sarney lamentou a morte do amigo, deputado federal e correligionário Luciano Moreira, ocorrida na noite desta quinta-feira (16), em acidente  de carro na Estrada de Morros.
governadora Roseana com o dep. Luciano Moreira

A governadora recebeu a notícia do falecimento em Brasília, onde cumpria agenda de audiências, e cancelou os compromissos de trabalho marcados para esta sexta-feira (17) e sábado (18), na Região Tocantina.
“Um amigo muito querido, Luciano Moreira sempre trabalhou voltado para melhorar a vida do cidadão. Estava realizando um belo trabalho na Câmara. O Maranhão perde um grande homem e um político que iniciava sua caminhada e ainda tinha muito a contribuir com o estado”, declarou a governadora.
Roseana Sarney ressaltou que Luciano Moreira deixa um legado de excelentes serviços prestados ao Maranhão, tendo sido secretário na área de Administração nas suas duas primeiras gestões e retornando ao cargo em 2009, quando ela reassumiu o governo. Ele deixa sua marca em projetos como o Viva Cidadão, a Universidade da Terceira Idade (Uniti), o Programa de Assistência Integral ao Aposentado (PAI) e a Escola de Governo (Egma).
Em seu currículo, estão os cargos de Secretário de Estado do Planejamento, Ciência e Tecnologia; de Administração, Recursos Humanos e Previdência; gerente de Estado de Administração e Modernização; gerente de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão; e secretário de Assuntos Estratégico. Até março de 2010, quando saiu para a campanha vitoriosa a deputado federal, foi Secretário de Administração e Previdência Social.
A governadora Roseana Sarney decretou luto oficial por três dias.

(As informações são do Governo do Maranhão).

junho 15, 2011

Em decisão inédita, TCE condena TJ

Blog Décio Sá
 O Pleno do TCE  tomou uma decisão inédita na sessão desta quarta-feira. Citou os ex-presidentes do Tribunal de Justiça do Maranhão, Augusto Galba Maranhão e Militão Vasconcelos Gomes, a devolverem aos cofres públicos nada menos que R$ 47 milhões.
Hoje aposentados, os dois desembargadores são acusados de pagamentos indevidos na folha de pagamento e contratação irregular de funcionários para ocupação de cargos comissionados.
Galba terá de devolver R$ 24,2 milhões mais multa de R$ 4,4 milhões. Militão foi citado a devolver R$ 15,7 milhões mais multa de R$ 3,1 milhões.
A decisão do TCE foi respaldada em relatório do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) onde os dois ex-presidentes são acusados de comandarem o que ficou conhecido como a “fraude na folha de pagamento”.
O próprio CNJ já tinha condenado o Tribunal de Justiça a devolver R$ 90,5 milhões ao erário por conta da fraude. Foi o rombo mais notável já apurado no Judiciário brasileiro desde a criação do conselho, em 2005.
A fraude foi detectada no período de janeiro de 2005 a dezembro de 2007, beneficiando ativos e aposentados que recebiam até insalubridade.
O inquérito, provocado por denúncia da Associação dos Magistrados do Maranhão (Amma), encontrou manipulação da folha salarial, “excesso de lotação” nos gabinetes de desembargadores, funcionários fantasmas, concessão de benefícios por “condições especiais” de forma genérica, gratificação técnica a servidor não-ocupante de cargo de nível superior, plus salarial por “risco de vida”, adicional de insalubridade a inativos.

Lago Verde Realiza Projetos Contra o Trabalho Infantil.

Lideranças representativas com o prefeito Raimundo Almeida
Auditório lotado por beneficiarios do Bolsa Família
Aconteceu no último Domingo em Lago Verde o Dia Mundial de Combate ou Trabalho Infantil, um evento realizado em todo o Mundo que visa denunciar os maus  tratos sofridos por crianças e adolescentes que são obrigados a exercer trabalhos  que vão de encontro com seus direitos e que comprometem seu desenvolvimento e  futuro.

Ver.Jackon falando em nome da sec.de Saúde.
prof,Toinho,psicólogo da Assistência Social
Vereador Osmar.
Coordenadora do Conselho Tutelar, Nildete Portela
Coordenador do Pro-Jovem , Jean Lima
Coordenadora dos programas Sociais ,Helena
Representante da Assojovem

Prefeito Raimundo Alemeida

Dramatização dos alunos do Pro-jovem

Grupo Lirios do Campo da Igreja Adventista.

Em Lago Verde o evento foi realizado pela Prefeitura Municipal ,atrávez da Secretaria de Assistência Social, que em parcerias com outros seguimentos da cidade como,Conselho Tutelar, Projovem Assojovem, Secretaria de Educação,Secretaria de Saúde Jovem, entre outros,reunião no auditório do Núcleo do Peti,cerca de 200 beneficiarios do Bolsa Família e sociedade em Geral.

Em clima de União,todos os Seguimentos de Lago Verde falaram do seus papel na busca pela erradicação do Trabalho infantil e melhorias de vida para nossas Crianças e Adolescentes.O prefeito Raimundo Almeida  falou do trabalho desenvolvido pelo seus governo em  especial a Secretaria de Assistência Social,que a todo momento segundo ele mostrou-se preocupada em mudar a cara desse vergonhoso índice no Brasil.

Em um momento de descontração os jovens do Pro-jovem e funcionários da Secretaria de Assistência Social  apresentaram uma dramatização que denunciava uma realidade local ,que é o trabalho Infantil.

Os beneficiarios do Bolsa Família e sociedade presente não só se divertiram com a dramatização( que tinha cunho humorística) como também refletiram da importância de ver seus filhos na escola tendo uma capacitação adequada para suprir as necessidades no Futuro.

Diante desse projeto Mundial, Lago Verde mais uma vez está de parabéns pela sua participação e engajamento em trabalhos que valorizam o ser humano,neste caso nossas Crianças e Adolescentes.