maio 31, 2011

Jovens Lagoverdenses são Recebidos pelo Vice Governador em Reunião para falar sobre Juventude.

juventude a espera do Vice governador
Juventude representado suas entidades.
Representantes da Assojovem são Recebidos pelo Vice Governador Washington Luís no dia 26 de Maio de 2011 as 17:30 na sala de reuniões da vice governadoria no palácio Henrique De La Roque no Calhau.

foto oficial da juventude no gabinete da vice Governadoria
A pauta da reunião era falar sobre as Conferencias Municipais de Juventude; estivem presentes também jovens de varias Cidades do Maranhão como São Mateus ,Coroatá ,Pio XII ,Governador Nunis Freire São Luís e Lago Verde 

Em momento de descontração o vice Governador Washington Luís falou de sua tragetoria Politica fazendo questão de ressaltar que começou a militar politicamente quando ainda estava  na escola , nos Grémios Estudantis.


presidentes de movimentos jovens do Maranhão
Que sem duvidas será o próximo movimento de juventude  em Lago Verde sendo já   autorizado  sua reabertura ainda para o segundo semestre de 2011 começando pelas escolas Estaduais e seguido pela orientação dos movimentos de Jovens do Maranhão  ,Ministério Publico Estadual , Secretaria de Estado de Educação e Secretaria de Estado de Juventude.

Segundo todos os participantes a   reunião foi muito proveitosa e simbolizou um marco nos movimentos atuais de Juventude.

Cada entidade presente falou de sua tragetoria e desafios para consolidar o nome juventude em sua Cidade e Região.

Jean Lima e Caique Alves representado a Assojovem com o Vice Governador do Maranhão
A juventude Lagoverdense foi representanda pelo Vice presidente da Assojovem Jean Lima e pelo Conselheiro Caique Alves que na ocasião falaram  em nome de todos os grupos organizadados de Lago Verde como +Atitute,clube de Desbravadores,Sociedade J A,patriarcas e Profetas ,Grupo Motorando Play ,conselho Tutelar  e juventude do povoado Alto do Fumaça entre outros.


E assim a juventude Organizada de nossa cidade em mais uma oportunidade leva o nome de Lago Verde para os debates Estaduais.

maio 28, 2011

Juventude é recebida pelo Vice Governador.

por marcos leite

Aproveitando a estadia em São Luís por ocasião do 6º Encontro de Políticas Públicas e Juventude, promovido pelo Instituto Formação, diversas lideranças de juventude de todo o Maranhão se reunirão nessa sexta-feira com o Vice-Governador do Estado, Washington Luís Oliveira (foto). A visita de cortesia à Washington acontecerá na sala de reuniões da vice-governadoria, no Palácio Henrique de La Rocque [Calhau]. 

Além de conselheiros de juventude, tanto municipais quanto estaduais, estarão presentes lideranças de movimentos e representantes de entidades de Governador Nunes Freire, João Costa(CUFA) e Marcos Menezes (UMES). 

O principal tema da agenda deve ser a realização das Conferências de Juventude. 

Deputado Estadual Roberto Costa (PMDB), futuro Secretário de Juventude do Estado deverá comparecer à reunião.

maio 26, 2011

FEJMA SE REÚNE E ARTICULA PRÓXIMO ENCONTRO ESTADUAL EM BURITI BRAVO

 

Do blog do Saddam


O Colegiado e a Secretaria Executiva do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão (FEJMA), se reuniram ordinariamente no último sábado (21) para tratarem de uma pauta bastante extensa.

Um tom de descontração imperou na reunião

Na ocasião, além de debateram sobre as adesões de novas entidades, ocorridas no último Encontro do Fórum (março), na cidade de Timbiras [reveja], trataram sobre toda a logística do próximo Encontro, o décimo segundo, que será realizado em junho na cidade de Buriti Bravo.

REUNIÃO

Apesar da reunião ter começado com praticamente duas horas de atraso, contou com a presença de um número significativo de representantes dos colegiados (órgão representante das regionais) e de entidades adesas. A reunião foi aberta pelo Secretário Executivo Glauber Leonardo (Pastoral da Juventude).

Logo no início, o Secretário-Executivo Pedro Lopes (foto), representante da Central da Juventude de Pio XII, solicitou a palavra e explicitamente manifestou sua felicidade, socializando com os presentes à reunião, que o Prefeito Municipal de Pio XII, “Mundiquinho” Batalha, implantará em breve a Coordenação Municipal de Juventude. A repercussão da notícia entre os presentes foi unânime. Logo em seguida às palavras de Pedrinho (como é popularmente conhecido), a plenária parabenizou a iniciativa do Prefeito, estimando votos de sucesso à coordenação de Juventude da cidade que é vanguarda na discussão das Políticas Públicas de Juventude no Estado.

Já adentrando à pauta propriamente dita, Glauber propôs a delimitação dos indivíduos que comporão a mesa de honra da abertura dos trabalhos do FEJMA nos encontros estadual, visto o exacerbado prolongamento de sua composição e conseqüente uso da fala dos presentes. Após debates acalorados de posições contrárias à questão proposta, ficou acordado o estabelecimento de uma orientação às cidades que sediarão o Encontro Estadual da agremiação, para que haja uma delimitação na composição da mesa de abertura.
Acalorados debates culminaram em consenso

O posicionamento da Direção da entidade orienta que a mesa de abertura dos trabalhos dos próximos encontros estadual seja composta pelo Prefeito do Município sede, Presidente da Câmara, Coordenador da Secretaria ou Departamento Municipal de Juventude (caso haja), Presidente do Conselho Estadual de Juventude, Secretário-Geral do FEJMA ou, em caso de ausência, os representantes destes, resguardado, eventualmente, as peculiaridades/particularidades de cada município sede.

Partindo para a metodologia, após intenso debate e proposições das mais diversas, surgiu um entendimento que a temática central do Encontro de Buriti Bravo seja as Conferências de Juventude, visto que o Encontro precede a realização de todas as etapas de conferências (municipais, estadual e nacional). Fora aprovado ainda, a inserção de oficinas sobre Fóruns e Conselhos de Juventude, de forma a capacitar os partícipes do Encontro à cerca da criação destes e ainda a ampliar a bagagem no que tange à finalidade e formas de atuação do mesmos.

Em seguida, passou-se então à discussão da realização das Conferências de Juventude (municipais, estadual e nacional), onde ficou estabelecida a participação do Fórum na COE (Comissão Organizadora Estadual) das Conferências.

Outra importante decisão, foi a instituição de uma carta aberta que será redigida ao final de cada Encontro Estadual, onde conterá os diagnósticos, as discussões e proposições do Fórum para as o município e Estado. A carta levará o nome de seu respectivo município sede.

COBRANÇA


Ao final da reunião, o Conselheiro Estadual de JuventudeAssis Filho solicitou explicações da atual Secretária Executiva do Fórum sobre por quais alegações os documentos da última gestão do Fórum, sob responsabilidade do ex-Secretário Executivo Rafael Oliveira, ainda não foram repassados para a atual direção da entidade. “É inadmissível que os documentos do FEJMA ainda não estejam sob responsabilidade da atual gestão”disparou Assis Filho. Glauber Leonardo respondeu afirmando que resolverá em breve a questão.



RECADASTRAMENTO

Na reunião, após consenso dos presentes, ficou ainda aprovado um recadastramento de todas as entidades aderidas ao Fórum, desde a fundação deste. A medida, que via traçar um panorama da real situação de cada entidade, quer ainda reorganizar o banco de dados dos cadastramentos do Fórum.

AVALIAÇÃO

Explicitamente, a reunião ordinária, uma das mais proveitosas do FEJMA, ocorreu sem inusitadas eventualidades ou discussões ásperas entre os presentes. As proposições da pauta foram analisadas e em consenso tudo foi encaminhado.

BURITI BRAVO

O décimo terceiro Encontro Estadual do FEJMA, programado para o mês de julho (ainda sem data definida), será realizado em Buriti Bravo distante cerca de 400 km de São Luís. Todos os encaminhamentos para a realização do Encontro (alimentação, hospedagem e programação) já foram decididos pelo Colegiado responsável.
Na cidade, o financiamento do Encontro ficará à cargo da Prefeitura Municipal, através da Coordenação Municipal de Juventude, cujo titular é Jofran Luís

VEJA MAIS FOTOS DA REUNIÃO:



Olga Simão Apoia Juventude Organizada.

SÃO LUÍS - A secretária de Estado de Educação, Olga Simão, participou, nesta quarta-feira (25), da solenidade de abertura do 6º Encontro Estadual de Políticas Públicas e Juventude do Maranhão promovido pelo Instituto Formação. O evento, que vai ser realizado até sexta-feira (27), discute a oferta do Ensino Médio no Maranhão e no país na última década.




A secretária Olga Simão falou dos esforços que vêm sendo realizados pelo Governo do Maranhão, como a recente parceria firmada com o Ministério da Educação (MEC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para possibilitar um ensino de qualidade e alavancar os índices educacionais do estado, através de um diagnóstico da educação maranhense. A secretária também destacou o programa Maranhão Profissional, uma iniciativa inovadora que irá possibilitar formação profissional qualificada para 200 mil jovens maranhenses.

“O Governo está trabalhando forte na educação do Maranhão. A parceria com o MEC/PNUD possibilitará caminhos para que possamos trabalhar as mudanças na realidade educacional do estado”, declarou.

O encontro contou com a participação do secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (MEC), Carlos Augusto Abicalil, que ministrou a palestra sobre “O papel cooperativo dos entes federativos na oferta de políticas públicas para Juventude”. Abicalil apresentou números sobre a atuação dos jovens, mostrando que muito ainda pode ser realizado, e que os caminhos que estão sendo percorridos remetem a um futuro de mais possibilidades para a juventude.

“São necessários investimentos em políticas públicas voltadas para a juventude. O quadro que expomos em nossa conferência nos mostra que muitos jovens estão em busca de ocupações. É importante que esse cenário seja propiciado a eles. Os jovens precisam ter acesso à qualificação profissional, que já vem sendo trabalhada desde as primeiras etapas escolares, com um ensino de qualidade”, comentou Abicalil.

As informações são da Secom do Estado.

Roberto Costa é Contra aumento de Passagem em São Luis


Blog Do João Costa

O deputado estadual Roberto Costa (PMDB) denunciou, na sessão desta terça-feira (24), que a greve dos rodoviários está sendo usada pela Prefeitura de São Luís, como um pretexto para aumentar as passagens dos ônibus na capital.


O parlamentar argumentou que há dois dias, usuários do transporte público em São Luís, sofrem com a greve dos rodoviários e que o reflexo da greve é percebido principalmente na classe estudantil que necessita do transporte e no comércio, já que muita gente não consegue chegar ao trabalho.


O que nós queremos é que se tenha uma saída para que a população não continue sendo prejudicada, e que os trabalhadores possam ir aos seus locais de trabalho, e os estudantes possam ir para as suasescolas e que o direito dos grevistas possam ser garantido”, disse o deputado.


Roberto Costa ainda criticou os interesses da Prefeitura em tirar proveitos com a greve dos rodoviários. “Nós não vamos aceitar que a Prefeitura, daqui a um mês, venha responsabilizar a população com um aumento de passagem porque ninguém aguenta. Quem precisa do transporte público em São Luis sabe da deficiência, e das dificuldades que é pegar um ônibus dentro da cidade de São Luís, o sistema de transporte não funciona, então não tem justificativa, como não há justificativas para o aumento de IPTU em uma cidade toda esburacada, não tem justificativa da Prefeitura vir querer penalizar a população com aumento de passagem”, denunciou o deputado.

maio 24, 2011

Juventude Organizada será representada no VI Encontro de politicas publicas de Juventude.

Em mais uma prova de compromisso com a Juventude Organizada de Lago Verde a Assojovem, Associação de jovens de Lago Verde participará nos dia 25,26,27 de maio em São Luís-Ma do VI ENCONTRO DE POLITICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE que tem como objetivo de promover debate sobre AÇÃO COOPORATIVA ,solidaria e ética entre os entes Federados para garantia da oferta de politicas publicas entregadas de formação e qualificação profissional da juventude.

O convite partio da Secretaria Estadual de Juventude e Cejovem ,dando assim mais uma oportunidade de engajamento da Assojovem nos assuntos de âmbitos Estaduais que ajudara na implantação de projetos para juventude lagoverdense

Carlos Abicalil,Secretario de Articulação do Ministerio da Educação
Estará presente o então Secretário de Articulação do Ministério da Educação ,prof.Dr. Carlos Augusto Abicalil ,onde o mesmo falará do papel dos grupos organizados e federalizados nas politicas publicas de Juventude.

E assim a Associação de jovens de Lago Verde mais uma vez fará  sua parte,buscando assim envolver nossa cidade nos assuntos voltados para juventude.

Deputado Waldir Maranhão, sugere expandir financiamento da educação com um fundo garantidor

Waldir Maranhão (Dep. Federal PP-MA)

 BLOG:Moreira neto

 
O deputado federal Waldir Maranhão (PP-MA) sugeriu 14 emendas modificativas ao Plano Nacional da Educação, em discussão numa comissão especial na Câmara dos Deputados. As proposta foram protocoladas nesta segunda-feira (23) e tem a finalidade de melhorar o texto enviado pelo Ministério da Educação.
 
Entre as sugestões está a emenda que expande o financiamento estudantil por meio do Fundo de Financiamento ao estudante de Ensino Superior (Fies), por meio de um fundo garantidor para dispensar progressivamente a exigência de fiador, “tanto para o Fies como para os financiamentos privados”.
 
Na justificativa, o vice-líder do governo explica que a expansão do financiamento não pode se esgotar com a participação exclusiva do poder público. “Deve ser estimulada e incentivada  a participação do sistema financeiro privado”.
 
Em outra emenda, o parlamentar propõe ampliar a oferta de vagas e cursos presenciais e a distância com a expansão e interiorização da rede federal de educação superior, da rede federal de educação profissional, científica  e tecnológica e do Sistema Universidade Aberta do Brasil e pelas instituições de ensino superior. “A iniciativa privada, como parceira do Estado na oferta e desenvolvimento desse nível de ensino, deve também ser apoiada pelo governo”.
 
Na mesma linha, Waldir Maranhão sugere “consolidar e ampliar programas de incentivo à mobilidade estudantil e docente em cursos de graduação e pós-graduação”. E também aprofundar e aperfeiçoar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 
 
Waldir Maranhão acredita que os “instrumentos de avaliação” devem respeitar a diversidade de instituições e de cursos, as diferenças regionais e as características de organização administrativa e acadêmica das instituições. Cita como referência os objetivos instituições definidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) aprovado pelo Ministério da Educação.
 

maio 23, 2011

Tá na rede: Cuidado com o que você pergunta

Tá na rede
 
Fato verídico acontecido em uma Vara da cidade de São Paulo na Inquirição em Juízo de um policial pelo advogado de defesa do réu, que tentava abalar a sua credibilidade.
Advogado: Você viu meu cliente fugir da cena do crime?
Policial: Não senhor. Mas eu o vi a algumas quadras do local do crime e o prendi como suspeito, pois ele é, e se trajava conforme a descrição dada do criminoso.
Advogado: E quem forneceu a descrição do criminoso?
Policial: O policial que chegou primeiro ao local do crime.
Advogado: Um colega policial forneceu as características do suposto criminoso. Você confia nos seus colegas policiais?
Policial: Sim, senhor. Confio a minha vida.
Advogado: A sua vida? Então diga-nos se na sua delegacia tem um vestiário onde vocês trocam de roupa antes de sair para trabalhar.
Policial: Sim, senhor, temos um vestiário.
Advogado: E vocês trancam a porta com chave?
Policial: Sim, senhor, nós trancamos.
Advogado: E o seu armário, você também o tranca com cadeado?
Policial: Sim, senhor, eu tranco.
Advogado: Por que, então, policial, você tranca seu armário, se quem divide o vestiário com você são colegas a quem você confia sua vida?
Policial: É que nós estamos dividindo o prédio com o Tribunal de Justiça, e algumas vezes nós vemos advogados andando perto do vestiário.
Uma gargalhada geral da platéia obrigou o Juiz a suspender a sessão.

Inscrição para o Enem 2011 ja podem ser feitas pelo Sisu.

Hoje dia 23, a partir das 10h, estarão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e estas poderão ser feitas, exclusivamente pela internet. O prazo termina às 23h59 do dia 10 de junho. O anúncio foi feito pela presidente do Inep, Malvina Tuttman, em entrevista coletiva em Brasília.
O exame ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro. Uma nova edição está marcada para os dias 28 e 29 de abril. A portaria com o edital do exame de outubro será publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (19).

Baixe o Edital:

Idealizando uma nova conjutura para os jovens: A IMPORTÂNCIA DO 6º ENCONTRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E JUVENTUDE



blog:Assis Filho


Como garantir à juventude maranhense políticas públicas que contribuam com o seu desenvolvimento? Como os governos federal, estadual e municipal podem trabalhar em ação cooperativa para garantia dessas políticas dialogando com a sociedade?

Essas são algumas reflexões que serão debatidas durante o VI Encontro de Políticas Públicas e Juventude, que será realizado entre os dias 25 e 27 de maio, no auditório do Ministério Público.

O encontro, que está na sua sexta edição, é uma realização em conjunto do Instituto Formação, IFMA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), HISTEDBR-MA, CEPP (Centro de Estudos Político-Pedagógicos), ASP (Associação de Saúde da Periferia do Maranhão), Portal de Educação da Baixada Maranhense e UNICEF.

Neste ano, o tema principal da programação é “Ação Cooperativa entre os entes federativos para garantia da oferta de políticas públicas integradas de formação e qualificação profissional da juventude.”

Participarão do evento professores e estudantes da Rede Pública de ensino, especialistas e pesquisadores da área da educação, além de representantes do Ministério Público, Secretarias de Educação e Ministério da Educação.

Na programação científica está prevista a realização de sete simpósios com temas diferentes para serem debatidos. Dentre os simposistas convidados estão: O Prof. Dr Carlos Augusto Abicalil (Secretário de Articulação do MEC), a Profa.Dra. Carla Coelho de Andrade (Pesquisadora da UNB e do IPEA), o Prof. Dr Dante Henrique Moura (Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte) e a Profa.Dra. Lisete Regina Gomes Arelaro (Diretora da Faculdade de Educação da USP).

Cada um deles discorrerá sobre temáticas diferentes, que vão da relação cooperativa entre os entes federativos na oferta de políticas públicas para a juventude, passando pelos avanços e retrocessos dessas políticas no século XXI, às polêmicas e consensos do Plano Nacional de Educação.

Também serão temas de discussão do encontro: as políticas para a formação e qualificação profissional dos jovens no país, o ensino médio integrado no Maranhão e a experiência dos Centros de Ensino Médio e Profissionalizante da Baixada Maranhense.

Os jovens também participarão como protagonistas do debate, através de uma ciranda de vozes que irá abrir espaço para que eles falem sobre os anseios e envolvimentos em diferentes políticas: comunicação, saúde, artes e esportes.


Saiba
MAIS

maio 20, 2011

SARNEY RECEBE A VISITA DE XUXA NO CONGRESSO NACIONAL



O presidente do Senado, Sarney recebeu a visita da apresentadora Xuxa Meneghel, porta-voz da Rede Não Bata, Eduque. Ao deixar o encontro, ela defendeu a aprovação do PL 7.672/10, que estabelece o direito de a criança e o adolescente serem educados e cuidados sem o uso de qualquer forma de violência, castigo cruel ou humilhante. A proposta aguarda votação na Câmara. Para Xuxa, o projeto não é uma interferência do estado na educação dos filhos.

- Pedi apoio para que a lei saia mais rápido, que as pessoas possam entender que o que a gente quer não é se meter na família dos outros, mas sim que a criança tenha o direito como ser humano de ser respeitado, de ser ouvido, de ser preservado, de ser amado - explicou a apresentadora.

A senadora Marta Suplicy (PT-SP), que também defendeu a aprovação do PL 7.672/10, informou que deverá ser designada sua relatora quando o projeto chegar ao Senado.

- O projeto virá para cá e será criada uma comissão especial. O presidente Sarney me colocou como relatora e eu acredito que passaremos a proposta - explicou.



(Com informações da Agência Senado)

Secretaria Municipal de Juventude faz Parecerias com a Assojovem

Aconteceu na noite de ontem a reunião que o oficializou a parceria entre a Secretaria Municipal de Juventude e a ASSOJOVEM Associação de Jovens de Lago Verde.

Em um clima de debates e propostas ,a parceria que  já era dada com certa  foi  considerada positiva.

De  forma clara cada  instituição apresentou seus objetivos em relação as politicas publicas voltadas para a Juventude ;  em sintonia entenderam que a juventude lagoverdense deve esta unida na busca  por melhores dias.

A secretária de Juventude Vera Lúcia acompanhada dos assessores, Oliveira e Cordelia ,falaram em nome da Prefeitura Municipal  agradecendo  por aquele  momento , lembrando que tanto prefeitura quanto a Secretaria  Municipal de Juventude estará a disposição da Assojovem em relação a desenvoltura de seus projetos na Cidade ,passando agora a somar com a CEJOVEM, FEJMA, CONJUVE e Secretaria de Estado de Juventude , parceiros de todos os momentos da Associação de Jovens de Lago Verde.

O presidente da ASSOJOVEM ,Jonas Miranda falou da importância do trabalho  que a Juventude Organizada do Município  vem fazendo  e pretende desenvolver na cidade.Lembrou que em breve estará funcionado a Sede da Juventude Organizada ,onde segundo ele será o berço das conquistas da Assojovem em Lago Verde.

O vice presidente ,Jean Lima intende que essa  parceria  firmada mais uma vez com o executivo Municipal demonstra sincibilidade da prefeito Raimundo Almeida e  engrandece o nome da Juventude na cidade, trazendo inúmeros benefícios.

Falou do apoio que já recebemos dos diversos Movimentos de Jovens do Maranhão e da consolidação conquistada pela Assojovem em parcerias com o Governo do Estado, Fórum Estadual de Juventude ,Conselho Estadual de Juventude ,Secretaria Estadual de Juventude que segundo ele mudou e continuará mudando o jeito Jovem de pensar ,agir e trabalhar.

E assim mais uma vez a Associação de Jovens de Lago Verde mostra força e comprometimento com a juventude.Levando assim o nome de nossa cidade para uma posição de destaqui no cenário Estadual,posição merecida pela terra das palmeiras e dos arrozais.

maio 19, 2011

Um Chamado para Ética.

Uma história especial para este momento político em nosso país...

Certo dia, a Ética desceu do Olimpo sob a forma de uma linda mulher e dirigiu-se a um reino poderoso. Todos, ao vê-la a distância, ficavam maravilhados, achavam-na linda. No entanto, à medida que se aproximava, fechavam-lhe as portas.
A Ética tentava comunicar-se, mas em vão: ninguém queria defrontar-se com ela. Para todos, bastava sua visão , olhar de longe, enaltecer sua existência... e só!
Finalmente, acabrunhada, resolveu retirar-se. No caminho, encontrou a Verdade, que se espantou com a sua profunda tristeza:.
- Que foi, minha irmã? O que tanto a magoou?
- Cheguei em missão de paz, mas ninguém quis receber-me – disse a Ética. - Não entendo as razões porque sou rejeitada..
A verdade levantou-se, postou-se diante dela e, de maneira firme, disse:
- Olhe-me de frente!
A Ética o fez.
- Não percebeu algo interessante?- perguntou a Verdade
A Ética estava confusa. Estranhava que tanto ela como a verdade pareciam trocar reflexos enquanto se olhavam. Então a Verdade explicou:
- Eu também passo por isso que você enfrentou todos os dias, sabe porque? Porque nós somos iguais! Ninguém, nem mesmo você, minha cara Ética, foi capaz de perceber que nós duas somos espelhos. Para algumas pessoas, a pior coisa que pode acontecer é se verem refletidas em nós.

autor: desconhecido.

ATENÇÃO:INSCRIÇÕES PARA O ENEM COMEÇAM NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, DIA 23


BRASÍLIA - As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão ser feitas a partir das 10h desta segunda-feira (23), exclusivamente pela internet. O prazo termina às 23h59 do dia 10 de junho. O anúncio foi feito pela presidente do Inep, Malvina Tuttman, em entrevista coletiva em Brasília.

O exame ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro. Uma nova edição está marcada para os dias 28 e 29 de abril. A portaria com o edital do exame de outubro será publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (19).

"Nós teremos pelo menos duas edições por ano. A cada divulgação do edital do Enem, será editada uma portaria com as datas da edição seguinte", explica Malvina.

No edital, o Inep vai reafirmar o veto a pedidos de revisão ou vistas de provas, condicionado a uma manifestação oficial da Justiça. Segundo Malvina, os candidatos serão recomendados a fazer uma leitura prévia das instruções. "No edital não há um tempo definido mas há sim a recomendação expressa em benefício do candidato para que sejam lidas as instruções e preenchidos corretamente todos os cartões, e para que sejam conferidos os cadernos de prova que lhe são oferecidos", diz a presidente do Inep.

Também não será permitido ao candidato usar relógio, lápis e borracha.

A gráfica RR Donnelley Moore, a mesma de 2010, vai imprimir as provas do Enem. Para garantir a segurança da aplicação das provas e evitar o vazamento de dados, mais dois parceiros do Inep foram anunciados. A Módulo, empresa privada, fará o detalhamento da gestão de risco e o Inmetro atuará na certificação da gráfica, que é a mesma que prestou o serviço ao MEC no último ano. Ao mesmo tempo, o Centro de Seleção e Eventos da Universidade de Brasília (Cespe), continua responsável pela aplicação do exame.

Entre todos os processos necessários para a realização do exame, 400 mil pessoas estarão envolvidas, 12 mil locais serão usados, com 140 mil salas, em 1.599 municípios. Ainda acontecerão 6 mil escoltas policiais.

A previsão é aplicar a segunda edição do Enem de 2012 no mês de novembro, após as eleições municipais. "Gostaríamos que fosse em outubro, mas temos processo eleitoral e, neste sentido, possivelmente será em novembro de 2012", afirma a presidente do Inep.

Mais edições por ano

Malvina Tuttman disse ainda que o Inep planeja no futuro ter mais de duas edições do Enem por ano. Para isso, o MEC está cadastrando um banco de ítens com perguntas que podem ser usadas nas futuras provas. Os ítens serão formulados por professores de universidades públicas. "Quanto mais oportunidades nós tivermos de avaliarmos como nós estamos isso é fundamental. Este aumento com qualidade do banco de ítens será muito significativo, e podemos ter outras edições e outros formatos do Enem".

Vaga na universidade

O MEC deu início em 2009 a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.
 
Fonte:G1

maio 18, 2011

Lalinha Condenada pelo Tribunal de Contas do Estado,Dinovo!

ex- Prefeita de olho D'águas das Cunhãs,Lalinha
O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE) julgou a Tomada de Contas realizada no município de Olho D'água das Cunhãs, relativa ao exercício financeiro de 2008, de responsabilidade da prefeita Lauraci Martins de Oliveira. Na decisão, que teve por base parecer do Ministério Público de Contas (MPC) e relatório do conselheiro João Jorge Jinkings Pavão, o Plenário desaprovou de forma unânime as contas e determinou devolução de recursos e pagamento de multas.
A Tomada de Contas, procedimento que ocorre quando o gestor não presta contas ao TCE na forma e prazo determinados pela legislação, envolve a mobilização de uma equipe de auditores enviada ao município para recolher e analisar toda a documentação concernente aos procedimentos de gestão realizados pelo gestor no exercício financeiro.
No caso de Olho D'água das Cunhãs, quando os auditores chegaram ao município para a realização dos procedimentos pertinentes à Tomada de Contas, a análise da gestão contábil, financeira, orçamentária e patrimonial realizada pela administração de Lauraci Martins de Oliveira não pode ser realizada em virtude da total  ausência de documentos e informações sobre essas áreas da gestão municipal.
Em situações dessa natureza, os técnicos do TCE, em pesquisa minuciosa realizada em outros órgãos da administração pública, chegam ao valor estimado dos recursos repassados ao município e cuja correta aplicação está sob a responsabilidade do gestor. Como Lauraci Martins de Oliveira não apresentou qualquer documento que atestasse a destinação dada aos recursos públicos recebidos, o TCE decidiu pela integral devolução dos valores, além do pagamento de multas pela referida gestora.
Lauraci Oliveira deve devolver aos cofres públicos R$ 15.459.682,00 e pagar multas que totalizam R$ 912.373,00. Ainda cabe recurso da decisão.
Na mesma Sessão foram desaprovadas também as contas de César Rodrigues Viana (Miranda do Norte/2001), com débito de R$ 52.843,43 e multas de R$ 19.484,00; Domingos Sávio Fonseca Silva (Turilândia/2007), com débito de R$ 357.758,48 e multas de R$ 67.775,00; João Dantas Filho (Sambaíba/2007), com débito de R$ 4.744,82 e multas de R$ 60.000,00; José Cardoso do Nascimento (Araioses/2007), com débito de R$ 1.375.057,00 e multas de R$ 50.305,00; José Ribamar Costa Filho (Dom Pedro/2007), com débito de R$ 7.761.559,00 e multas de R$ 888.444,00 Lauro Pereira Albuquerque (Mata Roma/2005), com multas de R$ 12.000,00.
Nilson Santos Garcia (Palmeirândia/2004) teve suas contas aprovadas com ressalvas e deve pagar multa de R$ 3.000,00.
Entre as Câmaras Municipais, foram julgadas as contas apresentadas por Firmino José Brito de Amorim (Alto Parnaíba/2006), com débito de R$ 34.278,99 e multas de R$ 11.855,00; José Ribamar Castelo Branco (Santa Inês/2007), com débito de R$ 47.502,00 e multas de R$ 43.001,00; Matias da Silva Lemos (Amapá do Maranhão/2007), com débito de R$ 2.615,11 e multas de R$ 12.910,00 e Selma Maria Feitosa Pires (Riachão/2005), com débito de R$ 12.241,44 e multas de R$ 11.100,82.
CAUTELAR - Com base em representação do Ministério Público de Contas (MPC) e relatoria do conselheiro José de Ribamar Caldas Furtado, o Plenário do TCE emitiu por unanimidade Medida Cautelar que suspende a aplicação do Projeto de Resolução nº 04/2010 da Câmara Municipal de Coelho Neto, que permite a concessão de gratificações aos membros de mesa e aos líderes do governo e da oposição, em percentuais que variam de 30% a 100% do subsídio dos vereadores.
  Informações: Tribunal de Contas do Estado

Frente em Defesa da Criança e Adolescente será reativada


Com o objetivo de funcionar como mais um mecanismo de combate aos crimes de violência contra a juventude maranhense, a Assembleia Legislativa irá reativar, nos próximos meses, a Frente Parlamentar de Defesa da Criança e do Adolescente.
O pontapé inicial para rearticular o grupo de deputados, criado em 2005, através de projeto de lei apresentado pelo saudoso deputado e ex-presidente da Casa, João Evangelista, foi dado nesta terça-feira (17), durante audiência pública promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias.
Além de discutir a reativação da Frente, a referida audiência, que teve como palestrante a promotora de Justiça Márcia Maia, abordou temas como o sistema de notificação compulsória em unidades públicas e privadas de saúde e a expansão do atendimento do Centro de Perícias Técnicas. O evento fez parte da programação da Semana Estadual de Combate à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
“A reativação da Frente se faz necessária porque ela funcionará como mais um mecanismo de combate a violência, seja ela qual for, praticada contra criança e adolescente. Tenho certeza que a proposta de reativação deste grupo parlamentar contará com o aval e participação de todos os deputados estaduais”, avaliou a deputada Eliziane Gama (PPS), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos.
Vice-presidente da Comissão, o deputado Bira do Pindaré (PT) afirmou que a Frente atuará não somente no combate à exploração sexual, mas também contra crimes de trabalho infantil e problemas educacionais, detectados em vários municípios, que afetam milhares de jovens maranhenses.
“Um município prestar um péssimo serviço na área da educação também pode ser considerado como um crime contra a criança e o adolescente”, disse.

Agência da Assembleia Legislativa-MA

IV Semana do Enfretamento é Encerrada com grande Manifestação em Lago Verde-MA

Aconteceu na manhã de hoje na cidade dea Lago Verde-Ma ,uma grande  manifestação contra a Exploração do Abuso Sexual que faz parte de  uma campanha de carater Nacional conhecida como Semana do Enfrentamento ,onde são feitas palestras que insentivam a população a denunciarem atrocidades cometidas contra crianças e adolescentes.

O Conselho Tutelar de  Lago Verde em parceria com  Prefeitura Municipal ,Secretaria de Assistência Social,Ministério Público e Assojovem. realizaram uma passeata com alunos de varias escolas.

A saída foi de frente ao Farol da Educação ,esteveram presentes em demonstração de total apoio ao esse projeto o prefeito Raimundo Almeida ,Secretario Randolfo Oliveira Vereador Franklin e Juventude organizada na pessoa de Jonas Miranda presidente da Assojovem. A manifestação passou pelas principais ruas de Lago Verde ,tendo como destino a sede do Peti localizada na ária do Conviver.

 Em uma auditório lotado, tendo a maioria crianças e adolescentes  o professor e psicólogo Toinho , juntamente com Assistente Social dr.Merry falaram da importância do 18 de Maio  no Brasil,  bem como da participação popular nas politicas de prevenção a criança e o adolescente.

Diante desse grande evento o Conselho Tutelar na pessoa de sua diretora Nildete Portela e equipe , mais um vez mostrou comprometimento com os programas nacionais que protegem o direito de nossas Crianças e Adolescentes trazendo grandes benefícios para nosso Cidade.

Esse blog assim como os demais parceiros continuaram apoiando projetos de grande relevância como este.Parabéns Conselho Tutelar!

maio 17, 2011

UM CHAMANDO PARA UM LAGO VERDE DOS NOSSOS SONHOS

Jean Lima
Como todo cidadão lagoverdense,sou um grande observador da politica local.Costumo analisar minuciosamente cada detalhe que venha a ser voltado para o sistema politico.

Isso não é de agora,vem desde os tempos em que meu pai o senhor Joaquim Canuto era candidato a Vereador,isso la para os anos de 1994.

Conhecia pouco na época,mais já demonstrava grande  interesse pelo meio politico.Hoje posso dizer que não  sou do tipo movido pela paixão,gosto de analisar cada caso em seu lugar,sempre procurando  preservar o conceito correto , não importando quem estará com a razão.

Agindo assim passei a  acreditar em dias melhores , sempre procurei votar em pessoas que me passaram espírito aguerrido e voltados para a  honestidade , comprometimento com as causas justas.

Também aprende que na politica existe a  politicagem ,que são atitudes diguinas de quem nunca desceu do palanque para fazer o seu trabalho e que no meu ponto de vista mancham e comprometem  aqueles que de fato querem fazer alguma coisa.

O Maranhão ganha mais uma vez como o estado mais pobre do Brasil,um vergonhoso titulo que deixa-nos com a "alto estima" em pé de igualdade com os calcanhares,isso se podemos chamar essa tal  "estima" de alta.

Surgir uma pergunta,de quem é a culpa? da família Sarney? da Dilma presidente da Republica? dos Prefeitos?


Muitos até vão gargalhar nas esquinas dizendo ser do bigode do Sarney,outros dizer que a culpa são dos gestores municipais  quando que na verdade a culpa não tem nome,sobrenome e nem endereço, por que se assim fosse poderia chegar nas nossas casas uma intimação para participar de uma audiência de explicações.

 Sem duvidas somos os únicos responsáveis pelos problemas que nós cercam,isso é fato.As vezes agimos como  crianças e tomamos decisões que podem nos comprometer por um longo e árduo tempo.

Quando vem o sofrimento,o pesar ,começamos e nos massacrar ,nos angustiarmos com o futuro e a incerteza de que teremos dias melhores.

Aprendi que é necessário estarmos cientes de nosso poder de decisão e usar do velho ditado "em caso de duvidas ,não ultrapasse"  para consolidar nossos objetivos como cidadãos.

Aprendi a acreditar que as coisas podem sim melhorar ,basta querermos.

Certo dia,em um café da manhã oferecido a os funcionários da secretaria Municipal de Assistência Social,o prefeito Raimundo Almeida disse algo que muito me chamou atenção , dantes já admirava a sua vontade em trabalhar e sua determinação  em virtude de fazer o que era certo ,atributos conquistados desde o os tempos de vereador atuante ,que mesmo não sendo creditado por muitos na época ,conseguio levar o nome da simplicidade para o palácio Joaquim Pinto de Oliveira.

Voltando a os fatos ,Raimundo Almeida falou de um Lago Verde dos nossos sonhos ,do que poderia-mos ter conquistado se as coisas estivessem continuado ,e do que poderíamos perder se esse sonho tornacem como  um pesadelo.

Em reflexão por dias percebi o que seria o Lago dos nossos sonhos:

Seria um Lago Verde dos nossos sonhos ,um cidade limpa ,com ruas trafégaveis ; uma saúde de qualidade ,sem mortes prematuras de bebes; uma juventude saudável buscando seus sonhos e objetivos sem precisar sair de sua terra natal; um  Lago Verde  sem drogas  com um ensino de qualidade; um Lago de concientização ,de respeito de projetos ,onde os pais possam ter armas para criar seus filhos ,sem precisar deixar seu lar para aventurando-se pelo mundo;  uma Cidade onde as pessoas possam acreditar que mesmo com as turbulências diárias  é o melhor lugar para se viver e criar seus filhos.

Nesse contexto poderia passar o dia qualificando nossa cidade  dos Sonhos, mais creio que  é o suficiente para mostrar o lago que queremos.

 Infelizmente ainda temos pessoas que torcem para que isso não aconteça  no hoje,pessoas que esperam o fracasso atual para arrotar injurias e discriminação.

Acredito que não exista governo sem oposição ou tempo que não tenha oposição sem governo.Ser uma coisa ou outra não justificará a vontade em ver as coisas serem feitas da maneira como tem de ser ,pois o que esta em questão são vidas, sonhos , objetivos, então por que não fazer do agora o melhor momento para viver-mos em um Lago Verde dos nossos sonhos? Para que esperar mais, se a quase 50 anos aguardamos por essas oportunidades?

O momento é agora ,pois como diz Randolfo Oliveira,"o amanhã começa hoje".

    Viva aqueles  que querem Trabalhar por Lago Verde!!

Vereador bandido vai permanecer na cadeia



O desembargador Raimundo Melo revogou, na tarde desta segunda-feira, 16 a decisão proferida no plantão judicial de domingo, 15, pelo desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, que determinou a soltura de Orleans Moreira Cruz, vereador do município de Tuntum, acusado, dentre outros crimes, de ser o mandante de dois homicídios e do atentado contra a casa do juiz Pedro Holanda Pascoal, ocorrido no dia 8 de abril deste ano. Moreira deverá aguardar preso até o julgamento do mérito do habeas corpus.

O vereador foi preso no último dia 10, durante ato público articulado pelo Poder Judiciário em apoio ao juiz da comarca. A defesa de Moreira ajuizou habeas corpus no domingo, 15 de maio, quando o desembargador Joaquim Figueiredo, em plantão, concedeu liminar, determinando a imediata soltura do vereador, que é vice-presidente da Câmara de Tuntum.

Após o plantão, os autos foram distribuídos ao desembargador Raimundo Melo, que passou a ser o relator do habeas corpus. O magistrado entendeu que a decisão proferida pelo plantonista deveria ser revogada.

Na decisão, Melo entendeu não estarem presentes os requisitos necessários à concessão da medida liminar e prossegue afirmando que “a condução do processo deve ser deixada ao prudente arbítrio do magistrado, pois, a proximidade dos fatos e das provas lhe confere efetivamente a faculdade de ser quem melhor pode aferir a ocorrência de circunstâncias ensejadoras de determinadas medidas”.

Assessoria de Comunicação do TJMA