maio 29, 2015

Estatuto da Criança e Maioridade Penal em debate

maioridade penal
Nesta sexta-feira (29), o assunto em destaque será os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e a perspectiva da redução da maioridade penal. O tema será discutido por autoridades no Auditório do Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau), às 18h, em evento coordenado por professores e alunos do Curso de Direito do Instituto Florence de Ensino Superior, durante o III Painel Jurídico Florence.
A proposta é que essa temática seja discutida sob diversos matizes, múltiplos olhares, permitindo, assim, uma visão mais crítica sobre a questão. Nesta edição, o painel contará com a presença do assessor do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e docente da UniCeub, professor mestre Marlon Eduardo Barreto; da presidente do Conselho Municipal da Criança OAB/MA, Dr. Maria Neuza Ribeiro e do defensor público do Estado do Maranhão,  Murillo Carvalho Pereira Guazzeli.
Participarão ainda o juiz titular da 2ª Vara da Infância e Juventude e membro da Coordenação da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Maranhão, Dr. José dos Santos Costa, e a promotora da Infância e Juventude e Membro do CAOPIJ, Dra. Fernanda Helena Nunes Ferreira.
Os debates serão mediados pelo professor Miguel Pereira, docente da faculdade e mestre em Políticas Públicas. O projeto de extensão Painéis Jurídicos Florence tem como objetivo central fomentar o debate no âmbito da comunidade acadêmica, acerca de temas atuais e relevantes da seara jurídica que dialoguem com a realidade social.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO MAIOR SÃO JOÃO DO MARANHÃO


A Prefeitura Municipal de Lago Verde através da Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Comunicação, divulgou no inicio da tarde desta sexta-feira (29), a programação oficial das atracões que se apresentarão no Maior São João  do Maranhão que acontecerá de 14 a 30 de junho de 2015.

Confira:



PROGRAMAÇÃO OFICIAL

DIA 14 DE JUNHO (DOMINGO) = PEGAÇÃO  + ROMIM MATA

21 JUNHO( DOMINGO) = WILLY GOMES + CÉSIO TENÓRIO

26 DE JUNHO ( SEXTA-FEIRA) = MÁRCIA FELIPE + FORRÓ DA CHICA

30 DE JUNHO ( TERÇA-FEIRA) = MARA PAVENELLY E FORRÓ DA CHICA

TAMBÉM ESTÁ CONFIRMADO A PRESENÇA DO PAREDÃO ZEUS


PROS pode perder 70% da bancada para PL e REDE em 2016


Por Leandro
Os fundadores do PROS admitem que o partido sofrerá significativa baixa na bancada com a iminente criação do PL – de Gilberto Kassab – e da REDE de Marina Silva, previstos para serem oficializados até meados do ano que vem.
Pelo menos oito dos 12 deputados já indicaram à direção do PROS que vão aproveitar a ‘janela’ para migrar de legenda, garante um cacique.
Ele fala em reinvenção do PROS, mas outros, mais céticos, acreditam no enterro do partido. Em especial porque não tem senadores, governadores, e porque perdeu o único espaço que tinha no Governo, o poderoso Ministério da Educação, após trapalhada verbal de Cid Gomes.
A despeito da crise existencial do PROS, os líderes nunca incluíram o MEC na cota do partido. Desanimaram totalmente quando Cid avisou repetidas vezes (até de público) que ele era da cota pessoal da presidente Dilma.
A esperança do PROS passa por dois planos a curto prazo: ocupar uma nova pasta na Esplanada numa eventual minirreforma de Dilma em Janeiro, e as eleições municipais.

maio 28, 2015

Eliziane Gama pede respeito do secretário Márcio Jardim

Eliziane Gama: pito no secretário Márcio jardim.
O pau cantou na rede social do Twitter entre os aliados pontuais, deputada federal Eliziane Gama (PPS) e o secretário de Esporte, Márcio Jardim.
Gama não gostou do tom da crítica que o auxiliar do governador Flávio Dino fez ao presidente nacional do PPS, Roberto Freire, numa resposta a outro aliado local da deputada, professor Gledosn Brito.
“@Gledson_MA Roberto Freire e por quem ele “marioneta” e fala na câmera federal é o supra sumo do coxinismo!”, detonou Jardim.
Foi o suficiente para Eliziane Gama ir para cima e cobrar respeito do chefe da Sedel.
“@Gledson_MA @marciobjardim não pega bem pra um secretário de Estado de um governo que tem muitos desafios pela frente”. E completou: “@Gledson_MA @marciobjardim Um secretário precisa pelo menos respeitar os aliados do governo que representa”.
gama
Para não parecer que foi “enquadrado” pela aliada, o secretário Márcio Jardim retrucou:
jardineira
É nisso que dá ficar tuitando bobagens na hora de expediente de trabalho…
Fonte; Blog do Robert Lobato

Lago Verde: PLUVIÔMETRO INSTALADO COM SUCESSO


A Prefeitura de Lago Verde, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e em parceria com o CEMADEN- Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, instalou um Pluviômetro Automático, nesta quinta- feira (28/05). O equipamento foi colocado na lateral da sede da Prefeitura Municipal, localizada na Av. Kennedy. No caso de chuvas, a CEMADEN acompanhará os índices pluviométricos no município, e se houver necessidade, em virtude de prevenir alagamentos ou alguma outra catástrofe ambiental, informarão os números registrados a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que por sua vez, comunicará a Defesa Civil.


O pluviômetro automático é do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.  Desde agosto do ano passado a Prefeitura firmou convênio com esse importante órgão, e é hoje o primeiro pluviômetro automático instalado no município de Lago Verde em seus quase 54 anos.

O secretário adjunto de meio ambiente e coordenador do CEMADEN em Lago Verde, Jean Canuto, destacou a importância do pluviômetro para deixar as comunidades de Lago Verde mais segura. “É importante à comunidade ficar atenta à percepção de risco, principalmente em relação à vulnerabilidade”. Temos que aprender com o exemplo do aconteceu em 2009 quando houve grandes alagamentos na região da baixada lagoverdense, com a instalação desse pluviômetro, fica mais fácil acompanharmos as variações climáticas no município.

O projeto faz parte de um pacote de medidas do prefeito Raimundo Almeida para deixar a comunidade de Lago Verde mais segura no período de fortes chuvas.

maio 27, 2015

SUCESSO: assim foi definida a caminhada contra a exploração sexual em Lago Verde.


Com o objetivo de mobilizar a comunidade  lagoverdense sobre um problema que a cada dia se torna mais preocupante, a Secretaria de Assistência Social por meio do Conselho Tutelar, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- SCFV, e em parceria com a Secretaria de Educação, de Saúde, Administração e Secretaria de  Fazenda e Planejamento, promoveram na tarde desta quarta-feira (27), uma caminhada pela principal rua da  Lago Verde, contra o abuso sexual de crianças e adolescentes.

Participaram da caminhada o secretário Adjunto de Assistência Social, que no ato, representou o prefeito Raimundo Almeida, demais funcionários da Secretaria de Assistência Social,  professores, assistentes sócias, psicólogo, representantes das Igreja Adventistas e Igreja Assembleia de Deus, alunos da rede estadual de ensino Escola Lêda Tájrá e John Kennedy, alunos a rede municipal de ensino da escola Balão Mágico e Pequeno Príncipe, que juntos proclamaram a sociedade a  se sensibilizarem com a causa e em defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Durante todo o percurso, foi pedido à comunidade que ficassem atentos, “denunciem, não deixe que um crime hediondo seja cometido contra nossas crianças e adolescentes, disque 100”, ressaltou o psicólogo Dr. Antonio que junto a centenas de crianças e adolescentes convocou a sociedade para entrarem na luta contra a violência sexual.

Contratempo

Mesmo com a forte chuva que caiu na tarde de hoje, os participantes da Caminhada contra exploração sexual do município de Lago Verde, esperaram pacientemente, e ao som da Fanfarra da Escola Daniel Berg gritavam palavras de ordem e em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Após a chuva a caminhada seguiu normalmente tendo seu termino em frente à sede do Conselho Tutelar, localizado na Av. Kenndy.


Mais uma vez e com o esforço de toda a organização, contando com o total apoio da Prefeitura Municipal de Lago Verde, a Campanha “Faça Bonito”, fez sua parte. Esperamos que esse ato sirva de alerta e observância a os direitos de nossos jovens, crianças e adolescentes. 

Veja mais fotos:

Emenda pode dar mais dois anos de mandato para Raimundo Almeida


O Partido Verde (PV) na Câmara dos Deputados apresentou ontem (26) emenda ao texto da reforma política que, se aprovada, garantirá a todos os prefeitos já no cargo mais dois anos de mandato.
A proposta foi feita oficialmente pelo deputado Sarney Filho, sob o argumento de que, nesse caso, “seria uma situação de exceção”, pela unificação das eleições a partir de 2018.
Se aprovada essa emenda, um dos que ganham mais dois anos de mandato é o prefeito de Lago Verde Raimundo Almeida (PP), mesmo não podendo ser candidato em 2016. Com essa proposta do partido verde, Almeida poderá pular de 8 para 10 anos afrente do executivo municipal.
Para quem acompanhou ontem o inicio da votação da reforma politica na Câmara pela TV, pode perceber o grau de incertezas e qual fim, se dará, as  propostas apresentadas pelos parlamentares nessa reforma. Prova disso foi a desaprovação do proposta conhecida com "Distritão", onde por quase  10 horas, foram debatidas pelos parlamentares, que decidiram entre farpas, ataques e afagos pela aniquilação do mesmo.
Por conta desse quadro de incertezas, e  do angu que pode está sendo essa reforma politica, tudo pode acontecer! 
Vamos aguarda...

maio 26, 2015

Lago Verde: Caminhada em defesa das Crianças e dos Adolescentes.

Lago Verde vai fazer bonito...



Em alusão ao Dia Mundial e a o mês de Combate Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o município de Lago Verde, realizará amanhã, 27 de Maio, às 15:30, uma caminhada, saindo da Escola Balão Mágico, onde ira percorrer a principal rua da cidade até a Praça José Reinaldo. Objetivo é alertar e convocar a sociedade em defesa da infância e da juventude.
Com faixas, cartazes, folders e botons, estudantes, professores, servidores públicos, autoridades e outros segmentos da sociedade percorrerão um trajeto de dois quilômetros, a fim de chamar atenção e conscientizar sobre a gravidade da violência sexual. A caminhada será o ponto do alto de um trabalho já em andamento na cidade, que está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Lago Verde por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho Tutelar, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- SCFV, tendo com parceiros a Secretária Municipal de Educação, Ministério Publico, Policia Militar, Secretária Municipal de Administração, Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento com o apoio das escolas da rede pública municipal e estadual.

Na oportunidade a organização estende  o convite a todos os lagoverndeses,  para que juntos possamos nos manifestar em defesa de nossas crianças e adolescentes.

Eliziane Gama diz que quer distância do PMDB

Eliziane-Gama11A deputada federal Eliziane Gama descartou a possibilidade de receber o apoio do PMDB, caso seja candidata a prefeita de São Luís.
Em entrevista aos blogs Marrapá e Clodoaldo Correa, a pré-candidata a prefeita afirma que não tem nenhum interesse em coligar com a legenda comandada pela ex-governadora Roseana Sarney. “É divergente daquilo que trabalhamos”.
A parlamentar, que lidera as pesquisas de intenção de votos na capital, mostrou-se confiante em relação ao apoio do senador Roberto Rocha. Para ela, o socialista é um importante aliado: “Acredito que ele estará comigo”.
Eliziane explica que a sua candidatura em São Luís seria uma condição do presidente nacional do PPS, Roberto Freire, para a fusão com o PSB.
Gama também descartou a possibilidade de ser vice de Edivaldo Holanda Junior em uma chapa única. Para a deputada, seria uma decepção para o povo não ser candidata: “Só algo alheio as minhas condições humanas me faria desistir”.
Em relação ao apoio de Flávio Dino (PCdoB), Eliziane disse esperar que ele deixe as candidaturas à vontade. Não fazer campanha para nenhum candidato, segundo ela, seria o gesto mais adequado do governador em relação aos seus aliados.
Fonte:  Blog do Raimundo Garrone

Hoje é dia de história: Os quatro tipos de pessoas

Anguttara Nikaya IV.95 O Pedaço de Lenha
Chavalata Sutta

Imagem ilustrativas

Há quatro tipos de pessoas que podem ser encontradas no mundo. Quais quatro? Aquela que não pratica nem para o seu próprio benefício e tampouco para o benefício dos outros. Aquela que pratica para o benefício dos outros mas não para o seu próprio benefício. Aquela que pratica para o seu próprio benefício mas não o benefício dos outros. Aquela que pratica para o seu próprio benefício e também para o benefício dos outros.

“Tal como um pedaço de lenha de uma pira funerária, ardendo em ambas pontas e suja de excremento no meio, não pode ser usado como madeira no vilarejo ou na floresta, eu lhes digo que esse é um símile para o indivíduo que não pratica nem para o seu próprio benefício e tampouco para o benefício dos outros. O indivíduo que pratica para o benefício dos outros mas não para o seu próprio benefício é o superior e mais refinado dos dois. O indivíduo que pratica para o seu próprio benefício mas não para o benefício dos outros é o superior e mais refinado dos três. O indivíduo que pratica para o seu próprio benefício e também para o benefício dos outros é, entre os quatro, o principal, o cabeça, o mais destacado, o superior e supremo. Da mesma forma como da vaca se obtém o leite, do leite o creme de leite, do creme de leite a manteiga, da manteiga a manteiga líquida, e da manteiga líquida a nata da manteiga líquida; e desses, a nata da manteiga líquida é considerada o principal – assim também, desses quatro, o indivíduo que pratica para o seu próprio benefício e também para o benefício dos outros é o principal, o cabeça, o mais destacado, o superior e supremo.”

“Essas são os quatro tipos de pessoas que podem ser encontradas no mundo.”

Enem 2015 registra 410 mil candidatos no 1ª dia de inscrições


A edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu 410 mil inscrições no primeiro dia de abertura do sistema. O primeiro balanço parcial do sistema equivale às inscrições feitas entre as 10h, quando o site foi aberto, e as 19h, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação. O prazo para participar termina no dia 5 de junho, e o pagamento da inscrição deve ser feito até o dia 10 de junho.

Por enquanto, o sistema tem registrado uma demanda maior de candidatos na edição de 2015 em comparação com o ano passado.

Em 2014, as inscrições foram abertas uma hora antes, às 9h e, segundo balanço feito pelo MEC às 20h, o número parcial de inscritos era de 393.890.
Os candidatos têm até o dia 5 de junho para fazer sua inscrição no site do exame.

Erro para fazer inscrição

Nesta segunda, alguns candidatos relataram dificuldades para confirmar o número do CPF e a data de nascimento no processo de inscrição. Procurado pelo G1, o Inep disse que o problema pode ter sido "pontual", que o sistema está funcionando normalmente, e que a demanda registrada pela área técnica está dentro do previsto, em comparação com o primeiro dia de inscrições da edição do ano passado.
Por volta das 14h, o G1 testou o sistema e encontrou o mesmo erro relatado nas redes sociais: ao inserir o número do CPF e a data de nascimento na primeira tela do processo, o sistema dizia que os dados não haviam sido encontrados na base da Receita Federal, usada pelo sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para fornecer alguns dados pessoais dos participantes, como o nome completo. Uma hora e meia depois, novo teste foi feito, e na segunda tentativa, o sistema reconheceu os dados.
Segundo o Inep, se o erro persistir, é preciso entrar em contato com a central de atendimento do Enem, no 0800-616161. Lá, o candidato vai saber se será preciso buscar alguma retificação junto à Receita Federal.

PASSO A PASSO DA INSCRIÇÃO DO ENEM

Neste ano, as inscrições do Enem abriram nesta segunda (25) e vão até 5 de junho. Há algumas novidades no processo de inscrição, principalmente em relação a medidas de segurança do sistema informatizado.
Veja abaixo todos os detalhes para se inscrever:

O que é preciso

O candidato precisa ter em mãos seu RG, o número do seu CPF e um endereço de e-mail pessoal. Neste ano, o mesmo endereço de e-mail não poderá ser usado em mais de uma inscrição no exame.
É necessário informar também um número válido de telefone fixo ou de celular.

Quanto custa

O Ministério da Educação aumentou o valor da taxa de inscrição para R$ 63. O aluno vai gerar um boleto bancário que deverá ser pago até o dia 10 de junho às 21h59 (horário de Brasília).
O boleto bancário é criado na opção Gerar GRU. A página será aberta em uma outra janela, por isso é preciso habilitar a abertura de pop-ups no navegador.
Caso a taxa não seja paga, a inscrição do candidato será cancelada.

Quem pode fazer o exame de graça

Alunos da rede pública que cursam o 3° ano do ensino médio estão automaticamente isentos da taxa de inscrição.
Candidatos que comprovarem baixa renda também podem pedir isenção do pagamento ao final da inscrição. Após preencher o questionário socioeconômico, o estudante deve entrar na opção declarar carência. Nesse caso, é preciso conferir se o pedido foi aceito pelo Inep antes do fim do período de inscrições.
A partir desta edição, os candidatos isentos que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício para a próxima edição.

Como pedir atendimento especial

Estudantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva,  surdez, deficiência intelectual, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial podem pedir atendimento especializado durante as provas do Enem. É preciso que preencham o campo específico no formulário de inscrição indicando qual o atendimento necessário durante o exame.
Gestantes, lactantes, idosos, alunos em classe hospitalar e sabatistas também têm o direito a atendimento específico desde que informem sua condição no ato da inscrição.

Nome social

Travestis e transexuais podem solicitar o uso do nome social no exame. Para isso, devem fazer sua inscrição normalmente no site até o dia 5 de junho.
No período entre 15 e 26 de junho, devem entrar novamente na página do Enem e solicitar o uso do nome social em formulário disponível on-line. O candidato deve ter documentos comprobatórios de sua condição.

Diploma de ensino médio

O candidato que tiver mais de 18 anos e pretende usar o exame nacional para pedir a certificação de ensino médio deve indicar seu objetivo na inscrição.

Língua estrangeira

No formulário da=e inscrição, o candidato deve selecionar se quer responder a perguntas de inglês ou de espanhol como língua estrangeira.

Local para a prova

O estudante deve escolher em qual cidade pretende fazer as provas do exame nacional, que serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. O local pode ser alterado até o fim do período de inscrições.

Confirmação de inscrição

Os candidatos que pediram a isenção do pagamento devem conferir na página do Enem se o seu pedido foi aceito até o dia 5 de junho. Caso o pedido seja negado, é preciso criar o boleto de pagamento no site e pagá-lo até o dia 10 de junho.

Cartão de confirmação da inscrição

Neste ano, o cartão de confirmação do candidato será divulgado pelo Inep apenas no site do Enem. Ainda não há data prevista para sua divulgação.

G1 Maranhão

Roberto Costa afirma que Ricardo Murad não será candidato pelo PMDB


Na manhã desta segunda-feira (25), alguns blogs, entre eles os dos jornalistas Gilberto Leda e Marco D’Eça, destacaram a intenção do ex-deputado estadual e ex-secretário de Saúde, Ricardo Murad, em disputar a Prefeitura de São Luís no ano que vem.
No entanto, sem perder tempo, o deputado estadual e presidente do PMDB de São Luís, Roberto Costa, assegurou ao Blog do Clodoaldo Correa que Murad não faz parte do projeto do PMDB e deu entender que não terá a legenda para ser candidato a prefeito da capital.
“Ricardo Murad pode ser candidato a prefeito… mas não pelo PMDB. Não faz parte do projeto do partido. Pode ir ser candidato pelo PTN ou por onde quiser”, afirmou.
O próprio Ricardo Murad, talvez pela postura estranha adotada por Roberto Costa neste ano, já havia cogitado a possibilidade de ser mais um a deixar o PMDB e transferir-se para outra legenda.
Só que Roberto Costa pode ter que deixar o comando do PMDB em São Luís, isso se for realmente candidato a prefeito em Bacabal, como muito tem se comentado. À princípio Costa tem negado sua candidatura, mas as abordagens excessivas sobre Bacabal na Tribuna da Assembleia, parecem desmentir o parlamentar.
Restará saber se Ricardo Murad aguardará a saída de Costa do PMDB de São Luís ou se irá preferir trocar de legenda para não ver sua candidatura morrer no nascedouro.
Blog do Jorge Aragão 

maio 20, 2015

Parecer do deputado Roberto Costa aprova criação de três mil vagas na rede estadual de Ensino


Na manhã desta quarta-feira, 20, durante a reunião da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, foi aprovado o Parecer do deputado Roberto Costa (PMDB), que também é presidente da Comissão, sobre o Relatório de Projeto do Governo, que autoriza a realização de concurso público para professor na rede estadual de ensino. A aprovação garante três mil vagas e atende uma das maiores reivindicações da população no estado. A carência de professores na capital e interior representa atualmente a maior demanda da educação no Maranhão. Além do deputado Roberto Costa, assinaram a aprovação, os deputados Fernando Furtado (PCDOB), Rigo Teles(PV), Wellington do Curso(PPS) e Antonio Pereira (DEM).
A aprovação garante professores efetivados e melhorias na educação, uma vez que a substituição de professores contratados por efetivos garante a continuidade das aulas sem interrupção. “A rede precisa de professores efetivados, a atual política do estado vem priorizando as contratações, mas o professor contratado, além de ganhar menos que o efetivo, toda vez que necessita de contratação é necessário fazer um novo seletivo, atrasando o início das aulas e atrapalhando diretamente a qualidade de ensino no Maranhão”, destacou Roberto Costa.
O Projeto de Lei nº 217/2014 cria vagas para as seguintes especialidades: Língua Portuguesa, Estrangeira, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Artes.
Fonte: Marcelo Vieira

Lago Verde: Prefeitura cuidando dos Idosos.


Foi-se o tempo em que os avós eram aqueles velhinhos cansados e desinformados. Hoje eles buscam qualidade de vida. Em Lago verde, o Centro de Convivência dos Idosos é um exemplo do que querem esses jovens da terceira idade.
É assim que tem sido o dia a dia de mais de 80 idosos cadastrados pela Prefeitura no município lagoverdense. Na cidade, quem está na terceira idade têm um acompanhamento especializado dos programas que incluem diversas especialidades médicas, desde nutricionistas a psicólogos, além dos profissionais do programa Saúde da Família: médicos, enfermeiros, agentes de saúde.
A integração por meio de passeios pela região foi uma maneira que a prefeitura achou de fazer para que os idosos saíssem da rotina. Em um desses passeios, os idosos do Conviver passaram o dia em uma Chácara na cidade de Alto Alegre do Maranhão, onde participaram de atividades físicas, banhos entre outras ações.
Para a coordenadora do Centro de Convivência dos Idosos, Cláudia Rodrigues, é muito gratificante trabalhar com os idosos principalmente quando se tem apoio. “Já ouvi de muitos coordenadores a dificuldade de trabalhar por falta de atenção dos municípios”, disse. Para o Secretário Adjunto de Assistência Social, Antonio Sobrinho, cuidar dos idosos é prioridade em Lago Verde. “Essas pessoas doaram toda a sua vida cuidando da gente, agora é hora de serem cuidadas por nós”, disse o Secretário.

Escutec: Eliziane lidera corrida na capital, em todos os cenários

edivaldo_elizianeA deputada federal Eliziane Gama (PPS) lidera todos os cenários apontados na pesquisa de opinião Escutec contra o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), quando abordada a perspectiva eleitoral em relação ao pleito de 2016 em São Luís.
A pesquisa, divulgada com exclusividade por O Estado, ouviu 807 eleitores entre os dias 12 e 15 de maio e possui um intervalo de confiança de 95%, com margem de erro de 3% para mais ou para menos.
A pesquisa mostra que caso fosse realizada hoje a eleição, Eliziane Gama – deputada federal mais votada no pleito de 2014 -, estaria eleita prefeita de São Luís. Ao todo, foram três os principais cenários destacados no levantamento.
??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????No primeiro, quando perguntado em quem votaria caso fossem estes os candidatos a prefeito da capital, o eleitor coloca Eliziane Gama na liderança com 33,5% das intenções de votos. A ex-governadora e ex-senadora da República, Roseana Sarney (PMDB), aparece na segunda colocação, com 15% da preferência do eleitorado. Roseana, no entanto, jamais se colocou na condição de candidata ou falou com a imprensa sobre a possibilidade ou não de disputar as eleições de 2016.
Na terceira colocação, com 13,8% das intenções de votos aparece o prefeito Edivaldo Holanda; logo em seguida aparece o ex-prefeito de São José de Ribamar Luis Fernando Silva (PSDB) com 10%; Rose Sales (PP) com 4,1% e Gastão Vieira (PROS) com 3,1%. Ao todo, 15% do eleitorado afirmou que não votaria em nenhum dos candidatos e outros 5,6% opinaram não saber.
No segundo cenário Eliziane Gama já aparece com 42,8% das intenções de votos. O prefeito Edivaldo Júnior fica na segunda colocação com 13,3%. Em seguida aparecem Neto Evangelista (PSDB) com 6,4%; Rose Sales com 5,7%; Gastão Vieira com 5,5%; e o vereador Fábio Câmara (PMDB) com 2,2%. Outros 18,3% afirmaram que não votariam em nenhum destes candidatos e 5,9% disseram não saber.
 
Vantagem
No terceiro cenário a deputada federal Eliziane Gama também aparece com larga vantagem sobre o prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Do total do eleitorado entrevistado, 35,3% disse que votariam nela caso as eleições fossem hoje.
Já o prefeito petecista ficou com 14,9% da preferência, empatado tecnicamente com o tucano Luis Fernando Silva, que aparece com 14,3%.
Rose Sales, assim como Eliziane, Edivaldo e Gastão, presente em todos os cenários pesquisados, apresenta 5,2% das intenções de votos.
Em seguida aparece o ex-deputado estadual e ex-secretário de Estado da Saúde , Ricardo Murad (PMDB), com 4,8% e Gastão Vieira, com 4,6%.
Outros 15,9% afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos apontados e 5,1% não souberam ou não quiseram responder.
O último cenário inclui João Castelo como candidato do PSDB. Eliziane mantém a dian- teira, com 40,4%, seguido do tucano, com 13,3%. Edivaldo aparece com 11,8% e Rose Sales com 5,9%. Gastão Vieira regis- tra os mesmos 4,6% e Fábio Câmara, 2,1%.
Esta foi a primeira pesquisa de intenções de votos sobre as eleições para prefeito de São Luís que ocorrerá em 2016. O levantamento foi feito em cerca de 100 bairros, divididos em 11 setores, das zonas urbana e rural do município. Do total de entrevistados, 371 foram homens e 436 mulheres.

maio 19, 2015

Roseana Sarney acaba de depor na PF no inquérito aberto contra ela da Operação Lava-Jato

Roseana depôs na PF

O Globo e Estadão – A ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney (PMDB), investigada na Operação Lava-Jato, prestou depoimento na Polícia Federal (PF). Segundo o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, mais conhecido como Kakay, ela negou qualquer participação em irregularidades investigadas na operação, que apura principalmente atos de corrupção envolvendo a Petrobras. De acordo com Kakay, o depoimento durou cerca de uma hora.
Roseana Sarney prestou depoimento na sede da Polícia Federal, em Brasília, nesta terça-feira, 19. As declarações duraram cerca de 1h50. No início de março, o Supremo Tribunal Federal abriu inquérito para investigar a ex-governadora, após ela ser citada em delação premiada na Operação Lava Jato.
O ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa afirmou em sua colaboração que ‘reuniu-se pessoalmente com Roseana em 2010 para tratar de propina’. As revelações de Costa e do doleiro Alberto Youssef, personagem central da Lava Jato, motivaram a abertura de inquéritos para investigar deputados, senadores, governadores e ex-governadores por ordem do STF.
As acusações contra Roseana foram extraídas de depoimento de Paulo Roberto Costa. Ele está colaborando com a Justiça em troca da redução da pena por meio de um acordo de delação premiada. O ex-diretor da Petrobras afirmou que em 2010 mandou entregar R$ 2 milhões em espécie para a campanha à reeleição da governadora, a pedido do então ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, hoje senador pelo PMDB do Maranhão. De acordo com Paulo Roberto, ele se reuniu pessoalmente com Lobão, que teria lhe feito o pedido.
Paulo Roberto também declarou que se encontrou várias vezes com Roseana, seja no Palácio dos Leões, sede do governo do Maranhão, ou na casa da própria Roseana. E que, nas reuniões onde estavam apenas os dois, ela sempre perguntava se estava tudo acertado.
— Roseana nunca teve contatos pessoais com Paulo Roberto. Foi um depoimento muito tranquilo. Acho que inquérito está fadado a ser arquivado. Está baseado em Paulo Roberto, que ora diz uma coisa, ora diz outra — criticou Kakay.
Roseana Sarney estava morando em Miami com a família. Ela se mudou para a cidade, para fazer um curso de inglês. A ex-governadora voltou ao Brasil para prestar os esclarecimentos.
Na segunda-feira, no mesmo inquérito, Lobão prestou depoimento na PF. Na ocasião, segundo Kakay, ele também negou qualquer participação nas irregularidades. O advogado, inclusive, já apresentou um recurso para arquivar o inquérito. Ele destaca que Paulo Roberto Costa entrou em contradição em outro depoimento, negando já ter falado reservadamente com Roseana. Segundo Kakay, os encontros entre Roseana e Paulo Roberto se davam na presença de outras autoridades, como a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na delação premiada, Paulo Roberto afirmou que o pagamento foi encaminhado ao doleiro Alberto Youssef, mas não soube dizer se foi ele mesmo que entregou o dinheiro ou se teria mandado um funcionário. O dinheiro teria saído “de uma espécie de caixa da propina”, que era administrado por Youssef. O doleiro, no entanto, disse que nunca manteve contato com Roseana ou com Lobão. Mas revelou que em 2010, a pedido de Paulo Roberto, entregou pessoalmente num hotel em São Paulo, R$ 2 milhões a um homem que o aguardava no quarto.
Ele disse não se lembrar o nome do interlocutor, mas afirmou acreditar que poderia se tratar de um motorista, porque “não parecia ser o dono do valor ou uma pessoa mais sofisticada, pelo tipo de roupa e pelo terno que utilizava”. Youssef também observou que, sobretudo no início do trabalho conjunto com Paulo Roberto, o ex-diretor nem sempre dizia o nome do destinatário do dinheiro.

Imagem do dia: Ex-prefeito de Bacabal Raimundo Lisboa atrás das grades.


A polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (19), mais uma operação no combate ao crime de agiotagem nas prefeituras do Maranhão.  Na ação, foram presos o ex-prefeito Raimundo Nonato Lisboa, além de Francisco de Jesus Silva Soares, Manoel Moura Macedo e Aldo Araújo de Brito. Também foi cumprido um mandado de condução coercitiva em desfavor de Maria do Carmo Xavier. Todos suspeitos de envolvimento no crime de agiotagem em Bacabal. Eles foram conduzidos à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC).

Tudo pelo social: governo federal atrasa em cinco meses recursos para municípios no setor


Na sexta-feira, secretarias municipais de Assistência Social paralisaram as atividades. O Congemas calcula a participação de gestores de mais de 3 mil cidades.


O ajuste fiscal imposto pelo governo federal já compromete a prestação de serviços básicos de assistência social à população carente e o atendimento a crianças, adolescentes e idosos em situação de risco em centenas de cidades brasileiras. Gestores municipais de Assistência Social reclamam que, desde dezembro do ano passado, o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) suspendeu o repasse de recursos aos municípios do Fundo Nacional de Assistência Social.
A conta passa de R$ 1,5 bilhão, segundo estimativa do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), entidade que reúne os 5.570 secretários municipais da área. Os repasses federais aos municípios do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) são a principal fonte de recursos para a gestão de programas e serviços de atendimento básico à população em situação de risco, como moradores de rua, dependentes químicos e vítimas de violência.
Na sexta-feira, secretarias municipais de Assistência Social paralisaram as atividades. O Congemas calcula a participação de gestores de mais de 3 mil cidades. A ideia foi chamar a atenção para as consequências de uma possível interrupção dos serviços financiados pelo fundo, como o funcionamento dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especial em Assistência Social (Creas), além da atualização do cadastro do Bolsa Família.
O presidente do Congemas, José Rodrigues, disse que os atrasos nos repasses começaram em setembro de 2014 e, a partir de dezembro, foram suspensos na maioria dos municípios. “Iniciamos o quinto mês do ano e os repasses referentes a 2015 ainda não foram feitos. O que foi repassado é referente aos atrasados do ano passado.”
Ele reclama de não haver qualquer sinalização do MDS em relação a uma data para resolver o problema. “O que o ministério nos diz é que estão esperando o ajuste fiscal e um decreto de contingenciamento que o governo federal vai baixar para ver o que fazer”, afirmou Rodrigues. Segundo ele, isso é algo inédito no Serviço Único de Assistência Social (SUAS), que em 2015 completa 10 anos de existência.
Em nota, o ministério afirmou que repassou aproximadamente R$ 600 milhões para os fundos municipais de assistência social, mas não informou se o valor se refere a parcelas deste ano ou se são repasses atrasados relativos ao ano passado.
Testemunho. O Estado conversou com secretários de Assistência Social de municípios localizados em diferentes regiões do País e eles confirmaram a suspensão dos repasses desde dezembro. “O governo federal não repassa os recursos, mas nos cobra demonstrativos e relatórios. E somos nós que temos que explicar à população a redução no atendimento”, reclama Socorro Reis, secretária de Assistência Social de Melgaço (PA). O município paraense de cerca de 20 mil habitantes, mais da metade abaixo da linha de pobreza, registra o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.
O quadro só não é mais grave, dizem os secretários ouvidos pelo Estado, porque os serviços estão sendo bancados pelos orçamentos municipais. Eles, entretanto, alertam que as prefeituras estão no limite e já não têm mais como sustentar as ações sem a contrapartida dos governos federal e estadual.
Em ofício encaminhado no início de abril à ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, os gestores relatam que as unidades municipais já estão sem material de expediente, gasolina para abastecer os veículos e recursos para pagar servidores. Dizem que “estão se vendo sem saída e obrigados a suspender as atividades, parar a prestação de serviços e fechar as unidades, até que os repasses sejam regularizados”.
A paralisação foi decidida depois que o ministério deu informações desencontradas sobre o pagamento dos repasses durante o 17.º Encontro Nacional do Congemas, em Fortaleza, no fim de abril. Na ocasião, Campello assegurou que os repasses seriam feitos e, dois dias depois, a secretária nacional de Assistência Social, Ieda Castro, disse ter havido um contratempo e que o pagamento não poderia ser feito neste momento.
Durante uma semana, o Estado solicitou entrevistas com a ministra e a secretária. A assessoria da pasta disse que elas não iriam se pronunciar.
FONTE: Estadão