A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Lago Verde realizou na sexta-feira a II Conferência Municipal de Cultura, no Ginásio Poliesportivo Zequinha Costa. O evento, que teve como tema "Uma Politica de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura", foi a etapa preparatória para a III Conferência Nacional de Cultura.
Na sexta-feira, durante a abertura da conferência, o prefeito Raimundo Almeida (PP) ressaltou que a cultura em sua gestão tem sido tratada com seriedade. Ele enfatizou que seu governo tem investido em atrações culturais para a população, em especial no São João da cidade, que pela 5 vez foi considerado um dos mais importantes da região.
- A cultura tem que ser debatida e compartilhada com todos os movimentos e este é um momento de debate e construção, muito importante para a cidade-enfatizou.
O secretário adjunto de Cultura e Turismo Gardison Costa disse que a secretaria tem trabalhado para criar o fundo municipal de cultura, o mesmo fez um pedido a os vereadores que sejam sensíveis na aprovação desse projeto quando o mesmo for encaminhado a câmara municipal nos próximos dias, seguido assim para que o Prefeito Raimundo Almeida possa sanciona-lo, passando a melhorar e muito os projetos culturais em nossa cidade.
Durante a II conferencia Municipal de Cultura de Lago Verde, diversos grupos culturais da cidade se apresetaram:
Quadrilha “AI QUE VIDA”, Dança do Carimbó do Povoado Lago Limpo e os grupos de dança os atrevidos e os FreeStep, além do nosso eterno poeta Beneval, que com sua alegria e humildade abrilhantou o evento. Um dos destaques foi a professora de balé Patricia Bastos, que segurada com a bandeira de cidade, fez uma belíssima apresentação, arrancando aplausos de todos os presentes.
artistas da cidade.
‘Voz ativa da população'
O representante da Secretária de Estado de Cultura do Maranhão e conselheiro estadual de cultura Emanoel de Jesus, explicou que a partir das conferências municipais, estaduais e nacionais a sociedade passa a ter voz ativa em relação à cultura. Ele afirmou que a ideia de "dar voz" é a base do Sistema Nacional de Cultura.
Resultados positivos
Delegados eleitos: representantes da sociedade civil.
Durante o encontro foram eleitos delegados para representarem a cidade na Conferência Estadual de Cultura, seis da sociedade civil e três do poder público. A conferência estadual acontecerá em setembro e em novembro será realizado o encontro nacional.
O secretário de Cultura e Turismos, Vicente Bastos, disse que a conferência alcançou a finalidade e a ideia principal.
A gestão municipal de Lago Verde mais uma vez cumpri se papel, comprovando assim seu compromisso com a cultura de nossa cidade.
Em breve o blog divulgara mais fotos do evento....
A COMPETÊNCIA DO COMPANHEIRO VICENTE A FRENTE DA SECRETARIA CULTURA FAZ COM QUE AS COISAS ACONTEÇAM EM LAGO VERDE.
ResponderExcluirCHE