agosto 31, 2015

Vem aí o Festival do Peixe de Santa Maria.



Contagem regressiva para a abertura do já considerado melhor festival do peixe da região. O evento será realizado  no povoado de Santa Maria, zona rural de Lago Verde, lugar onde foi palco do primeiro encontro de Jet Ski, que foi recorde de público e teve como objetivo, apresentar para todo o estado do Maranhão as belezas naturais dos nossos lagos e culinária. 

O festival do Peixe de Santa Maria terá como principais atrações RomimMata, Forró Sacana, paredão do Camelo e Radiola Super Itamaraty e acontecerá de 13 a 20 de Setembro. O evento é uma realização da TV Lago Verde e tem o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Lago Verde e Vereador Burrego. 

agosto 25, 2015

PSL DE LAGO VERDE SOB NOVA DIREÇÃO.


O diretório do PSL – Partido Social Liberal de Lago verde está com nova Comissão provisória, que é presidida pelo Secretario de Meio Ambiente do município Joaquim Batista Lima, conhecido como Joaquim Canuto. O novo presidente municipal declarou que a agremiação terá uma nova dinâmica de agora em diante “com participação efetiva na vida política e social da cidade”. “O PSL vai estar onde o povo estiver, onde houver necessidade, buscando apresentar propostas que representem a sociedade”. Frisou Joaquim Canuto. 

Uma das primeiras providências da nova direção do PSL é buscar ampliar o número de filiados, fortalecendo o partido para  2016. Está previsto para ainda este mês, a filiação  de algumas lideranças do município, visando um trabalho para a eleições do próximo ano.

O Partido Social Liberal de Lago Verde está se organizando com simplicidade e convida todos os que acreditam e querem construir com  suas ideias e ações  uma cidade melhor para todos. O PSL convida para filiar-se em seus quadros, pessoas comprometidas a fazer cada vez mais pelo município.



Nova comissão provisória do PSL de Lago Verde

agosto 24, 2015

Carga de cigarros é apreendida em Lima Campos.


Está sendo autuado neste momento Job Teixeira Alves, por ter sido flagrado pela Polícia Militar de Lima Campos, conduzindo um caminhão M. Benz placa PIC 6477, com 250 caixas, cada uma contendo 50 pacotes de cigarro marca GIFT, carga possivelmente oriunda do Paraguai.
O acusado afirma que recebeu a carga em Trizidela do Vale, e foi contratado por R$ 500,00 para levar a carga até Presidente Dutra/MA.
Considerando que os delitos de descaminho e contrabando foram antecedentes, e não há, neste momento, indícios que o acusado quem entrou no país com a carga, o mesmo será autuado por Receptação dolosa.
O auto de prisão em flagrante está sendo lavrado em Pedreiras a 14 Delegacia Regional de Policia Civil.

agosto 21, 2015

Nota da TV Lago Verde Canal 24.



Problemas técnicos nos servidores da TV Lago Verde impediram de ir ao ar o Jornal LV Noticias na manhã de hoje, 21 de Agosto de 2015. Segundo informações preliminares a falha foi recorrente de uma queda de energia na sede da emissora, vindo a prejudicar a reinicialização do “TRECAST”, no que pode impedir também a transmissão do Jornal da Noite. A equipe técnica responsável foi prontamente acionada e está trabalhando para restabelecer a transmissão.

O Sistema de Comunicação Lago Verde Ltda vem a público pedir desculpas a seus telespectadores.

Atenciosamente,

Ribamar Santos

Diretor Geral da TV Lago Verde

agosto 20, 2015

Câmara aprova, em 2º turno, redução da maioridade penal para crimes hediondos

cunhaO Plenário aprovou, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição 171/93, que diminui a maioridade penal de 18 para 16 anos. A proposta obteve 320 votos a favor e 152 contra. A matéria será enviada ao Senado.
De acordo com o texto aprovado, a maioridade será reduzida nos casos de crimes hediondos – como estupro e latrocínio – e também para homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.
Em julho, o texto foi aprovado com o voto de 323 deputados na forma de uma emenda apresentada pelos deputados Rogério Rosso (PSD-DF) e André Moura (PSC-SE). Houve 155 votos contra.
A PEC excluiu da proposta inicialmente rejeitada pelo Plenário na mesma semana os crimes de tráfico de drogas, tortura, terrorismo, lesão corporal grave e roubo qualificado entre aqueles que justificariam a redução da maioridade.
Pela emenda aprovada, os jovens de 16 e 17 anos deverão cumprir a pena em estabelecimento separado dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e dos maiores de 18 anos.

agosto 10, 2015

CONVITE: Palestra de Hamilton Wermeck em Lago Verde

A Prefeitura Municipal de Lago Verde através da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, convida todos os servidores da Rede Municipal de Ensino, a participarem de uma grandiosa palestra Motivacional que será realizada, dia 11 de agosto de 2015, às 8hs da manhã, no Ginásio Poliesportivo Zequinha Costa, próximo ao Centro do Convivência.

O palestrante será Hamilton Werneck, um dos mais renomados professores do país, doutorando, pedagogo, pós-graduado em educação, autor de mais de 26 livros e 9 DVDs educativos.

Agradece,

Secretaria Municipal de Educação


(*)SEMED

agosto 06, 2015

71% reprovam governo Dilma, diz Datafolha


Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (6) pelo site do jornal "Folha de S.Paulo" indica os seguintes percentuais sobre como os eleitores avaliam o governo da presidente Dilma Rousseff (PT):
- Ótimo/bom: 8%
- Regular: 20%
- Ruim/péssimo: 71%
- Não sabe: 1%

Gráfico da pesquisa Datafolha sobre a popularidade da presidente Dilma Rousseff (Foto: Arte/G1)
Segundo a "Folha", no histórico de pesquisas nacionais de avaliação presidencial do Datafolha, a atual taxa de reprovação da presidente da República (65%) é a pior da história da pesquisa, superando os 68% de "ruim" e "péssimo" registrados pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello em setembro de 1992.
No levantamento anterior, de 20 de junho, o Datafolha indicou os seguintes percentuais sobre como os eleitores avaliam o governo Dilma: Ótimo/bom: 10%; Regular: 24%; Ruim/péssimo: 65%; e Não sabe: 1%.
O levantamento foi realizado pelo Datafolha com 3.358 pessoas de 201 municípios do país entre os dias 4 e 5 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Por região
Considerando as regiões do país, os resultados da pesquisa foram:

- Sudeste:

-- Ótimo/bom: 7%
-- Regular: 19%
-- Ruim/péssimo: 73%
-- Não sabe: 1%

- Sul:
-- Ótimo/bom: 7%
-- Regular: 20%
-- Ruim/péssimo: 73%
-- Não sabe: 1%

- Nordeste:
-- Ótimo/bom: 10%
-- Regular: 22%
-- Ruim/péssimo: 66%
-- Não sabe: 2%

- Centro-Oeste:
-- Ótimo/bom: 6%
-- Regular: 15%
-- Ruim/péssimo: 77%
-- Não sabe: 1%

- Norte:
-- Ótimo/bom: 9%
-- Regular: 24%
-- Ruim/péssimo: 65%
-- Não sabe: 2%

Por renda
Considerando a renda em salários mínimos, os resultados da pesquisa foram:

- Até 2 SM:

-- Ótimo/bom: 10%
-- Regular: 20%
-- Ruim/péssimo: 69%
-- Não sabe: 1%

- De 2 a 5 SM:
-- Ótimo/bom: 7%
-- Regular: 20%
-- Ruim/péssimo: 73%
-- Não sabe: 1%

- De 5 a 10 SM:
-- Ótimo/bom: 8%
-- Regular: 17%
-- Ruim/péssimo: 74%
-- Não sabe: 0%

- Mais de 10 SM:
-- Ótimo/bom: 6%
-- Regular: 19%
-- Ruim/péssimo: 75%
-- Não sabe: 0%

*Observação: a soma dos valores pode não ser 100% devido a arredondamentos.

Fonte; G1

agosto 05, 2015

Vem aí o Encontro de JET SKI do Médio Mearim.


Acontecerá no dia 16 de Agosto de 2015 ás 09 horas o primeiro encontro do JET SKI do Médio Mearim. O evento acontecerá no Povoado de Santa Maria, zona rural de Lago Verde-MA e tem como objetivo apresentar as belezas dos lagos da cidade.

O primeiro encontro de JET SKI tem o apoio Cultural da Prefeitura Municipal de Lago Verde, Lotérica Lago Verde e é uma realização da TV Lago Verde Canal 24.

Lobo ou cordeiro?


Por Fernando Henrique Cardoso
Há um acúmulo de crises. Tardiamente, círculos petistas se lembraram de que talvez fosse oportuno conversar com os tucanos. É hora de reconhecerem que a política democrática é incompatível com a divisão do país entre ‘nós’ e ‘eles’
Passei três semanas de julho na Europa, entre o trabalho (pouco) e o descanso (a que reluto a me entregar). Ainda agora escrevo da Sardenha. Caminhando pelos pequenos portos da ilha, assim como pelos da Córsega, sentindo a placidez que ainda hoje envolve a vida dessa gente, não pude evitar a nostalgia pelo nunca vivido por nós metropolitanos. Nostalgia e inveja, mesmo sabendo, pela leitura apaixonante de Fernand Braudel, cujo livro sobre o Mediterrâneo carrego comigo, que a placidez atual mal esconde as agitações do passado, quando sarracenos, fenícios, normandos, gregos, romanos e toda gama de diferentes povos lutavam pela conquista do Mare Nostrum. As marcas de tudo isso estão esculpidas nos fortes, torres e casamatas que se espalham pela região, quando não pelas correntes que fechavam literalmente a entrada do porto de Bonifácio, uma fortificação erguida pelo Papa Bonifácio II, incumbido da defesa da Córsega, no final do século IX.
Naqueles tempos não havia o furor pela informação em tempo real. É verdade que a notícia de um ataque pirata a uma localidade entre Gênova e Split chegava a Nápoles em três horas, graças aos fogos que, nessas ocasiões, encarregados acendiam nas torres ao longo da costa de Portofino. Mas nenhuma informação, por certo, cruzaria rapidamente o Mediterrâneo de Chipre a Gibraltar, muito menos dali à costa brasileira do outro lado do Oceano Atlântico.
Hoje, não passa dia ou noite sem que o celular ou o e-mail perturbe a paz do pretendente ao sossego. Não há notícia, boa ou má, relevante ou não, que as tecnologias atuais e a ansiedade por comunicar “novidades” não façam chegar de imediato a quem deseje ou não dela saber.
Assim, tive minha tranquilidade entrecortada, não pela agitação dos mares, mas pelo lento e contínuo noticiário sobre o desmoronar de muito do que se construiu a partir da Constituição de 1988 no Brasil. A desagregação vem de longe, mas parece ter ricocheteado com mais força no mês de julho. Tornou-se claro para a opinião pública que a crise atual nada tem a ver com a “lá de fora”, e que ultrapassa o ridículo insistir em que a culpa é do FHC.
Tornou-se óbvio que há um acúmulo de crises: de crescimento, de desemprego, de funcionamento institucional, moral, de condução política. Tardiamente, círculos petistas se lembraram de que talvez fosse oportuno conversar com os tucanos… Parece a história do abraço do afogado. Calma, minha gente, há tempo para tudo. Há hora de conversar, hora de agir e hora de rezar.
Na ocasião da viagem que a presidente Dilma e os ex-presidentes fizemos juntos à África do Sul, em dezembro de 2013, para assistir ao funeral de Mandela, disse a todos que a descrença da sociedade no sistema político havia atingido limites perigosos. Ainda não era possível antecipar o tamanho da crise em gestação, mas não restava dúvida de que o país enfrentaria dificuldades econômicas e que essas seriam ainda maiores se as suas lideranças políticas não dessem resposta ao problema da legitimidade do sistema político. Disse também que todos nós ali presentes, independentemente do grau maior ou menor de responsabilidade de cada um, deveríamos nos entender e propor ao país um conjunto de reformas para fortalecer as instituições políticas. A sugestão caiu no esquecimento.
Naquela ocasião, como em outras, a resposta do dirigente máximo do PT foi, ora de descaso, ora de reiteração do confronto, pela repetição do refrão autorreferente de que antes dele tudo era pior. Para embasar tal despautério, o mesmo senhor, no afã de iludir, usou e abusou de comparações indevidas. Mais uma vez agora, sem dizer palavra sobre a crise moral, voltará à cantilena de que a inflação e o desemprego de hoje são menores do que em 2002, omitindo que, naquele ano, a economia sofreu com o medo do que poderia vir a ser o seu governo, um sentimento generalizado que, em benefício do país, meu governo tratou de atenuar com uma transição administrativa que permitiu ao PT assumir o poder em melhores condições para governar. Sobre a crise de hoje, nenhuma palavra…
Perguntado por uma repórter sobre se o ex-presidente Lula me havia enviado emissários para abrir um diálogo, respondi que ele não precisa de intermediários para isso, pois tem meus telefones. E condicionei o eventual encontro: desde que seja para uma discussão de agenda de interesse nacional e pública. Por que isso? Porque não terá legitimidade qualquer conversa que cheire a conchavo ou, pior, que permita a suspeita de que se deseja evitar a continuidade nas investigações em marcha, ou que seja percebida como uma manobra para desviar a atenção do país do foco principal, a apuração de responsabilidades.
Será que chegou o tempo de rezar pela sorte de alguns setores da vida empresarial e política? Talvez. Mas a hora para agir já não é mais, de imediato, do Congresso e dos partidos, mas, sim, da Justiça. Essa constatação não implica dizer um “não” intransigente ao diálogo. Decidam a Justiça, o TCU e o Congresso o que decidirem, continuaremos a ter uma Constituição democrática a nos reger e a premência em reinventar nosso futuro. Tomara que as aflições pelas quais passam o PT e seus aliados lhes sirvam de lição e os afastem da arrogância e do contínuo desprezo pelos adversários, até agora tratados como inimigos.
É hora de reconhecerem de público que a política democrática é incompatível com a divisão do país entre “nós” e “eles”. Para dialogar, não adianta se vestir em pele de cordeiro. Fica a impressão de que o lobo quer apenas salvar a própria pele. Mais ainda, passou da hora de o lulopetismo reconhecer que controlar a inflação e respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal nada têm a ver com neoliberalismo, senão que são condição para que as políticas sociais, tanto as universais como as específicas, possam ter efeitos duráveis.
Em suma, cabe aos donos do poder o mea-culpa de haver suposto sempre serem a única voz legítima a defender o interesse do povo.

agosto 03, 2015

O fator Raimundo Almeida na sua sucessão em Lago Verde.

O cacique politico e eleitoral de Raimundo Almeida definirá os rumos das eleições em Lago Verde.

Imagem da campanha de 2012 que  reelegeu Raimundo Almeida.

Aos poucos, o quadro da sucessão municipal, em todo o Maranhão, vai se configurando. A cada dia, vão surgindo nomes e legendas que possivelmente entrarão na briga em todas as cidades do Estado. Na cidade de Lago Verde, em recente postagem (clik aqui) o blog Lago em Foco fez um prévio levantamento dos nomes que possivelmente serão alçados como pré-candidatos nas próximas eleições. Figuram na disputa nomes da oposição e da situação, uns podemos considera-los competitivos, outros nem tanto. O certo é que todos sonham em um dia sentar na principal cadeira do Palácio Joaquim Pinto de Oliveira, e passar a dar as cartas no executivo a partir do ano de 2017.

Em recente conversa com o blogueiro, o prefeito de Lago Verde, Raimundo Almeida (PP) declarou que vai buscar fazer seu sucessor 2016. O chefe do executivo ver forte atuação e união do grupo que hoje lidera no município, somados ao trabalho que sua gestão vem desenvolvendo ao longo desses sete anos. Almeida diz que o trabalho que sua administração  vem fazendo na cidade já foi reconhecido pelo povo e é fruto de um compromisso firmado com os lagoverdenses que lhe conferiu um segundo mandato. O mesmo diz que tanto ele como todo seu grupo está se preparando com equilíbrio e cautela para os embates que enfrentarão em 2016, e usarão como base todas as conquistas do município em seus dois mandatos como prefeito, deixando que a população faça a comparação necessária, e escolha os rumos do município a partir de 2017.

Ao contrário das diferentes frentes de oposição no município que parecem já está lançando seus pré-candidatos, Raimundo Almeida, não parece interessado em tratar desse tema com muita antecedência. Até por que segundo ele, o momento agora é de trabalhar e buscar melhorias para a cidade.

Mesmo com alguns aliados dando demonstração de impaciência, outros sonhando com a escolha, o prefeito declarou que só tratará de sucessão no momento certo, especialmente depois de ouvir o povo. 

Raimundo Almeida sem dúvidas terá grande peso na escolha do nome que irá sucedê-lo. Considerado um dos maiores políticos da história do município, com altos e baixos de sua gestão ao longo desses sete anos, Almeida conseguiu a simpatia de grande parcela dos lagoverdenses. Mesmo com um desgaste natural de qualquer administração, o prefeito de Lago Verde vai se sobressaindo bem, deixando seus desafetos perdidos quanto a sua habilidade política. Seja qual for o nome que irá apresentar nas próximas eleições, uma coisa é certa, Almeida tem cacique político e eleitoral, e seu candidato vem forte.  

O ETERNO IÇAMI TIBA



Escritor faleceu neste domingo, mas seus ensinamentos ficarão para sempre à disposição de quem realmente deseja educar para o crescimento


Algumas pessoas deveriam ser eternas... E são, com certeza! Içami Tiba é uma delas. Ele faleceu neste domingo (02/08), às 19h00, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com sepultamento na segunda (03/08). O corpo volta para o pó, mas o espírito deste grande psiquiatra, educador e escritor e suas grandes idéias estarão sempre vivos.

Era filho de imigrantes japoneses, que vieram ao Brasil em 1936. Seus pais construíram um armazém em Tapiraí, no interior de São Paulo. Se formou em medicina pela Universidade de São Paulo, em 1968, e fez especialização em psiquiatria pelo Hospital de Clínicas, onde foi professor.
Ministrou Psicodrama de Adolescentes no ‘Instituto ‘Sedes Sapientiae’, foi o primeiro presidente da ‘Federação Brasileira de Psicodrama’ (1977 a 1978) e membro diretor da ‘Associação Internacional de Psicoterapia de Grupo’ (1997 a 2006).

Içami Tiba escreveu mais de 40 livros sobre educação, com destaque para a educação familiar de jovens e adolescentes, entre eles: Sexo e Adolescência (Editora Ática); Puberdade e Adolescência (Editora Ágora); Saiba Mais sobre Maconha e Jovens (Editora Ágora); 123 Respostas sobre Drogas (Editora Scipione); Adolescência, o Despertar do Sexo (Editora Gente); Seja Feliz, Meu Filho (Editora Gente); Abaixo a Irritação (Editora Gente); Anjos Caídos - Como Prevenir e Eliminar as Drogas na Vida do Adolescente (Editora Gente); Quem Ama, Educa! (Editora Gente); Homem-Cobra, Mulher-Polvo (Editora Gente) e o último: Adolescentes: Quem Ama, Educa! (pela Integrare Editora, fundada por ele em 2005).

Todos estes trabalhos foram e são referência para pais, filhos, educadores, psicólogos, psiquiatras e psicopedagogos. O psiquiatra tinha uma visão considerada moderna e adequada aos dias atuais, e era reconhecido por usar uma linguagem coloquial e bem humorada.
Içami Tiba deixa a mulher Maria Natércia, os filhos Natércia, André Luiz e Luciana, com os netos Kaká e Dudu.

Confira algumas frases do Educador, que para mim resumem bem muitas das coisas que ele nos ensinou e vai continuar ensinando, mesmo não estando fisicamente presente:

"A escola é segunda chance que o individuo tem para se tornar mais saudável como ser humano. Se a educação em casa é cheia de erros de amor, a escola é a oportunidade para ele se recuperar. Mas também a escola perdeu muito de sua autoridade e se tornou, como a família, bastante permissiva e tolerante. É no caso das escolas particulares, quem paga – o pai do aluno – é o patrão. Em termos psicopedagógicos, o valor da escola é a nota. Então, aluno que tira boa nota e o pai é bom pagante, pode fazer o que quiser. Com isso a escola capacita os alunos profissionalmente, mas não os capacita para a vida. É importante ensinar respeito, pois o dinheiro não pode ficar acima do individuo".

"Educação permissiva e tolerante favorece que os filhos não tenham compromissos: 'eu tenho vontade, eu posso, pois meus pais me sustentam nessa vontade'. Na adolescência ele ganha as ruas e convive com a família, então faz fora de casa o que estava acostumado a fazer em casa. Só que agora sem ajuda dos pais. Nas ruas, ele não está preocupado com responsabilidade, pois não possui esse antecedente em sua formação. O uso de drogas, por exemplo, estará regido pelo princípio da vontade".

"Duas pessoas que antes diziam se amar estarem separadas não é um problema. O fato de serem mal separados, ou mal casados, ou mal viventes, sim. Isso reflete na criança, e no adulto que ela será. A pessoa que vive mal desde pequena começa a desacreditar dos relacionamentos humanos".

"Uma coisa é dialogar com o filho. Outra é deixar um pedaço de gente mandar em você, que é pai, que é mãe e que deveria exercer a sua autoridade como tal".

Blog Palavra Mágica