fevereiro 24, 2017

Prefeitura de Conceição do Lago Açu divulga programação do Carnaval


Na tarde desta sexta-feira (23) a Prefeitura Municipal de Conceição do Lago Açu divulgou a programação dos festejos de carnaval deste ano de 2017. Serão nove bandas que animarão a cidade e que contarão com horários específicos de apresentações. Entre as atrações está Forró da Chica e Los Magos.


De acordo com o Prefeito Alexandre Lavepel , o carnaval é a maior expressão da cultura brasileira. “Muitas cidades estão recuando e cancelando suas festas, inclusive no interior do Maranhão, e este é um grande acerto da nossa prefeitura de fazer um esforço e proporcionar um evento que possa levar centenas de famílias de nosso município para brincar o carnaval com segurança e tranquilidade” disse o prefeito.

O carnaval em Conceição do Lago Açu começa neste sábado(25) e vai até terça-feira dia 28. 

Professor brasileiro está entre os dez melhores do mundo


Um professor de ciências de uma escola pública do interior do Espírito Santo está entre os dez finalistas do Global Teacher Prize, premiação internacional que escolhe o melhor educador do mundo. Wemerson da Silva Nogueira, de 26 anos, dá aulas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio dos Santos Neves, em Boa Esperança (ES), a 280 quilômetros de Vitória. Ele irá até Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no dia 19 de março, quando será conhecido o vencedor, que receberá um milhão de dólares, em pagamentos distribuídos ao longo de dez anos.
A honraria está em sua terceira edição e teve, neste ano, 20.000 inscritos de 179 países. A Varkey Foundation, que organiza o prêmio, e o comitê que analisa os candidatos levam em conta, entre outros, aspectos como os reflexos do ensino na comunidade em que o professor trabalha, as inovações nas aulas e a formação da cidadania dos alunos.
Nogueira, que sempre estudou em escola pública e dá aulas desde 2012, se destacou com um método dinâmico de ensino de ciências. Ele venceu, no ano passado, o Prêmio Educador Nota 10, uma realização da Editora Abril, que edita VEJA, e Rede Globo. “Meu projeto atendeu à demanda por metodologias diferenciadas na sala de aula”, diz.
Caso vença o prêmio, Nogueira quer aplicar o dinheiro em seus estudos e em infraestrutura de ensino.  O vencedor também será convidado a participar de eventos públicos e a dar palestras em fóruns sobre a profissão. Os organizadores impõem como condição que o melhor professor do mundo continue atuando em sala de aula por pelo menos cinco anos.
Além do professor brasileiro, estão entre os dez melhores educadores do Global Teacher um inglês, uma paquistanesa, um espanhol, uma alemã, uma jamaicana, uma canadense, um australiano, uma chinesa e um queniano.

fevereiro 23, 2017

Imagem do dia; Depois da operação tapa-buracos, cratera se forma na MA-326.


 
Moradores de Lago Verde- MA, denunciam a situação que se encontra a MA-326 que liga Alto Alegre do Acelino a Conceição do Lago Açu. Segundo eles, mesmo depois de ter passado por lá uma operação tapa-buracos encabeçada pelo Governo do Estado a pedido da Prefeitura de Lago Verde e de Conceição do Lago Açu, a qualidade dos serviços feito, está comprometendo o trecho, localizado mais precisamente próximo ao povoado de São José das Verdades.

As imagens mostram uma imensa cratera que está danificando o asfalto, podendo a qualquer momento romper a MA-326 e insolar mais de 30 mil pessoas das duas cidades que dependem de se deslocar para outros municípios. 

Em tempos de chuvas na região é comum encontramos problemas como esse, principalmente nas vias que dão acesso a os povoados do município. Porém o trecho denunciado é de responsabilidade do Governo do Estado que está fazendo desde de o dia 25 de janeiro uma operação  para tapa  os buracos em toda a MA. 

A população indignada denuncia a falta de estrutura no local, que pode piorar com as fortes chuvas, além de deixar a população das duas cidades isoladas.

O problema é grave...

Estudantes de escola em Imperatriz são intoxicados por spray de pimenta


Estudantes da Escola Municipal Moreira Neto, situada no povoado Lagoa Verde, na zona rural de Imperatriz, a 626 km de São Luís, foram intoxicados por spray de pimenta. Uma adolescente de 13 anos de idade teria aplicado o spray em duas colegas, mas o gás se espalhou atingindo 14 estudantes, de acordo com a coordenação da escola.

A coordenação não quis gravar entrevista, mas revelou que quando o gás se espalhou entre os estudantes eles apresentaram tosse, irritação nos olhos e falta de ar.

A comerciante Rosa Leão, que mora em frente à escola, conta que houve muita gritaria e até a presença da polícia. “Eu só vi a gritaria e depois eu vi a ambulância chegando. Eu vi os meninos saindo sendo levados pelas professoras”. 

A direção da escola informa que a adolescente trouxe o spray de casa e que o produto pertencia ao irmão dela, que é policial militar. A menina disse ainda à coordenação que pegou o spray escondida.

A atitude violenta da adolescente dentro do ambiente escolar chocou a também comerciante Aldenora Carneiro. “Eu já estou aqui há 15 anos e eu nunca tinha ouvido falar isto. Para mim foi uma surpresa porque foi muita gente, muitos alunos envolvidos. Eu sou mãe de dois filhos e eu nunca tinha visto isso”, disse.

Por causa da forte exposição ao spray de pimenta, uma das crianças que tem problemas respiratórios chegou a ser encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Socorrão, mas já recebeu alta e está em observação em sua residência.

Devido ao incidente, as aulas foram suspensas durante o período da manhã, tarde e noite na Escola Municipal Moreira Neto.

G1

Em fim, Prefeitura de Lago Verde abre licitação para coleta de lixo.


A prefeitura abriu concorrência para terceirização dos serviços de transporte e descarte de lixo em Lago Verde. A licitação aberta no últimos dia17 de fevereiro tem como objetivo organizar a coleta de resíduos na cidade. O pregão envolve itens como coleta, transporte, varrição de ruas e lagradouros, capinação e pintura de meio-fios.

A Prefeitura de Lago Verde resolveu abrir uma licitação para que a operação de coleta de lixo na cidade se dê dentro da normalidade, uma vez que a coleta de lixo na em Lago Verde é feita através de subcontratação, onde os trabalhadores por exemplo, não estão habilitados com equipamentos adequados para exercerem suas funções, em cumprimento a um Termo de Ajuste de Conduta assinado entre a prefeitura e o Ministério do Trabalho em 2012. Algumas vezes há demora na coleta, e lixos se acumulam em algumas ruas.

Com a contratação a prefeitura espera melhorar a qualidade do serviço prestado para a população.

O pregão presencial será feito no dia 07 de março, às 09h, na sede da prefeitura.

fevereiro 22, 2017

Prefeitura lança Programação oficial do Carnaval de Lago Verde


O Carnaval de Lago Verde 2017 foi lançado oficialmente hoje, 22 de fevereiro. Foram apresentadas a programação oficial, parcerias, estrutura e circuito da folia. O lançamento contou com a participação dos blocos, que mais uma vez prometem animar a festa momesca de Lago Verde.

A secretaria municipal de Cultura afirmou que o Carnaval no município começara no dia 25(sábado) e se encerrará no dia 28 (ter-feira). Está previsto diversas bandas regionais, incluindo Gleydson Gavião, que animarão os foliões ao longo dos quatro dias. Além de contar com segurança para que nenhum incidente ocorra, atendendo assim as exigências da Policia Militar que estará dando total apoio a os foliões.


Centenas de pessoas devem participar do Carnaval de Lago Verde que está sendo organizado pela Prefeitura Municipal.