junho 30, 2013

Forró Pegado encerrará o Maior São João do Maranhão em Lago Verde.

A Prefeitura de Lago Verde encerrará neste domingo (30), a programação oficial do Maior São João do Maranhão, com o show da banda "Forró Pegado e Mais Atitude". O público espera ansioso pela apresentação da banda, que é sucesso nacional.

Foram 15 dias consecutivos de festa no arraial da cidade. O prefeito  Raimundo Almeida  disse que o São João de Lago Verde é uma festa tradicional, e que foi feito com carinho, dando assim mais uma opção de lazer para as famílias lagoverdenses, priorizando a segurança.  

O secretário de Cultura e Turismo, Vicente Bastos disse ao blog que o trabalho ao longo dos dias, tanto dele quanto de toda sua equipe valeu a pena, o mesmo disse que está confiante de que hoje, no encerramento da quinta edição do Maior São João do Maranhão, atingirão as expectativas de público, que deve ultrapassar os 30 mil esperados. 


Para a última noite de programação no Arraial da cidade, a se apresentarão Quadrilhas e danças locais, além de outras atrações de cidade vizinhas. E para fechar a noite, sobe ao palco a banda Forró  Pegado e Mais Atitude. 

E DILMA CAI...


Do blog do Luís Cardoso

Após três semanas de manifestações, a taxa de intenção de votos da presidente Dilma Rousseff caiu até 21 pontos percentuais. Embora ainda lidere a disputa de 2014, Dilma é a pré-candidata que mais perdeu apoio na corrida presidencial e a queda indica que hoje ela teria de enfrentar um segundo turno.

O cenário hoje mais provável para a sucessão inclui Dilma, Marina Silva (Rede), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). 

Nessa simulação, a petista tinha 51% das intenções de voto nos dias 6 e 7 deste mês. Agora, desceu para 30%. Esse é o mesmo percentual da aprovação de seu governo, apurada no mesmo levantamento e divulgada neste sábado (29) pela Folha. 

Nesse mesmo cenário, Marina Silva subiu de 16% para 23%. Aécio Neves foi de 14% para 17%. Campos oscilou de 6% para 7%. Nessa hipótese, seria realizado um segundo turno entre a petista e Marina. 

O Datafolha foi à ruas na quinta e na sexta-feira. Entrevistou 4.717 pessoas em 196 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

junho 28, 2013

Enquete: Quem você vota pra Governador do Maranhão?


A parti de hoje o Blog Lago em Foco quer saber sua opinião sobre quem será o próximo governador do Maranhão.Você escolherá um dos três nomes que atualmente  despontam como prováveis candidatos.

O objetivo dessa enquete é saber  o que pensa nossos leitores sobre  a sucessão da governadora Roseana Sarney, durante 10 dias a mesma ficara disponível em nosso blog.

O blog pergunta: Quem você vota pra Governador do Maranhão em 2014?

Edson Lobão PMDB

Flávio Dino    PC do B

Luis Fernando PMDB

*Lembrado que essa enquete  não tem valor cientifico.

Viva é Assaltado em Lago Verde

 
A cidade  de Lago Verde mais uma fez viveu momentos de terror, como se não bastasse os inúmeros assaltos aos caixas eletrônicos do Bradesco, agência dos correios e casa lotérica. As vitimas de hoje foram os funcionários e o caminhão do Viva Cidadão que estava há três dias na cidade.
 
O assalto aconteceu  na tarde desta quinta-feira, (27), por volta das 14h, segundo informações de populares, eram  seis homens armadas com revólveres; os desconhecidos invadiram o caminhão, renderam os funcionários e fugiram levando muitos objetos , computadores, impressoras e outros equipamentos de uso exclusivo do Viva Cidadão.
 
Na fuga, os assaltantes se mandaram levando um veículo Celta de cor branca, de uso exclusivo dos funcionários do  Viva Cidadão, na MA 326 distante 8 quilômetros  de Lago Verde, o bando ateou fogo  no celta e fugiu em outro veículo  não identificado até o momento. A polícia militar está em diligência na tentativa de prender os assaltantes.
 


Informações do repórter Antônio Filho(Mirante/AM)

junho 27, 2013

Jura Filho pode ser o candidato de Zé Alberto, Prefeito de Bacabal a deputado Estadual.

Alberto Filho, Jurandir e Taugi Lago, Zé Alberto, João Alberto, Jura Filho e Doralice Veloso.  Foto:Arquivo
O secretário de Turismo Jura Filho vai concorrer novamente a uma vaga para a Assembléia Legislativa. Em Bacabal, sua terra natal, deve ter o apoio do prefeito José Alberto Veloso e toda a equipe administrativa.

Taugi Lago, vice-prefeita da cidade, é  a mãe do secretário Jura Filho. Foi na residência dela que aconteceu um almoço no domingo (23) onde estavam presentes o prefeito José Alberto e o seu secretariado para tomarem conhecimento do acordo.

Há quem diga que o apoio a Jura Filho teria sido discutido desde as articulações para lançar Zé Alberto como candidato a prefeito. Por outro lado, a articulação tomou força de forma abrupta em razão da força que o “guru” Gilberto Lacerda adquiriu dentro da Administração Municipal. O prefeito a ele se reporta em todas as tomadas de decisão.

O eleitorado de Bacabal demonstrou na última eleição não querer Jura Filho como representante. Mesmo tendo a mãe como vice-prefeita de Raimundo Lisboa, com um grande grupo trabalhando pela sua campanha, ele obteve parcos 3. 979 votos e terminou como suplente.

Na Secretaria de Turismo, Jura Filho tem sido muito combatido pela fraca atuação. Setores do próprio Governo criticam sua pífia gestão. Com o apoio do prefeito Zé Alberto e do deputado federal Alberto Filho, pretende ter uma melhor performance na próxima campanha.

Informação: Blog do Louremar Fernandes

MPE pede cassação de Roseana Sarney


O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a cassação do mandato da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB). O argumento do MPE é que a peemedebista se beneficiou politicamente de um programa habitacional chamado “Viva Casa”, durante o ano passado, quando foi reeleita em primeiro turno. Somente em 2010, conforme a ação do MPE, foram abertos créditos da ordem de R$ 62,8 milhões para o programa “Viva Casa”. A ação do Ministério Público Eleitoral tramita no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).
Segundo o procurador eleitoral Régis Richael Primo da Silva, o programa “Viva Casa” foi instituído no Estado sem prévia aprovação orçamentária na Assembléia Legislativa do Estado (AL-MA). Além da necessidade de lei específica, Silva também declara na ação que um programa como esse deve ser iniciado, no máximo, um ano antes do ano eleitoral.

O programa “Viva Casa” foi criado com o objetivo de atender famílias carentes no Estado por meio da construção de unidades habitacionais populares e distribuição de “kits construção”, contendo areia, cimento, barro, entre outros itens. “Observa-se que no pleito de 2010 a representada Roseana Sarney utilizou-se de programa social, instituído à revelia do procedimento legal (sem dotação orçamentárai no exercício anterior e sem lei específica), para promover sua candidatura ao Governo do Estado, em desrespeito ao princípio da isonomia entre os candidatos”, declara o procurador Régis da Silva na ação.

Ainda conforme o procurador Régis Richael da Silva, o programa foi instituído por meio da resolução 001/2009, editada em 03 de novembro de 2009. O programa seria vigente entre novembro de 2009 e dezembro de 2010. Régis da Silva argumenta que o “Viva Casa” teve suas primeiras ações apenas em março de 2010. Para ele, “fato que já desconstitui eventual alegação de que houve a continuidade da execução do programa de um exercício financeiro para o outro”.

A denúncia contra Roseana Sarney é similar àquela que levou à cassação do ex-governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB). Cunha Lima foi cassado por indícios de corrupção eleitoral por causa da distribuição de cheques do programa “Ciranda de Serviços”. Nesse programa, Lima distribuiu aproximadamente R$ 3,5 milhões em cheques. A cassação do ex-governador da Paraíba, inclusive, é utilizada como peça de sustentação do procurador Régis Silva contra a governadora Roseana Sarney.
Portal IG

junho 26, 2013

Imagens que falam...

Veja abaixo algumas das imagens que marcaram os protestos no Maranhão.








O Brasil mais leve: Proposta dos Canalhas de numero 37 foi enterrada.


Na noite de ontem os deputados derrubaram a Proposta de Emenda
Constitucional (PEC) 37, com 430 votos contra, nove a favor e duas abstenções.

Os lideres partidários e o próprio presidente da casa já acreditavam que esse tal "pecado" não seria aceito pelos brasileiros, que colocou como pauta de suas revindicações em suas  manifestações espalhadas por todo o país. No que levou de imediato um não dos deputados. 

A PEC 37, como ficou conhecida, precisava de 308 votos favoráveis, caso o contrario seria rejeitada e arquivada.

Em um de seus textos, o novo pecado capital, que seria empurrado goela a abaixo nos brasileiros, tinham como base diminuir os poderes de investigação do Ministério Público. Uma verdadeira canalhice!

Ficou para a história o momento da votação que defenestrou a PEC 37 do Brasil, centenas de manifestantes  lotaram as galerias do Plenário da Câmara dos Deputados, muitos foram os telespectadores da TV Câmara que deve ter alcançado altos indicies em audiência.

Governadora Roseana Sarney, Luis Fernando e Lourival Mendes, deputado autor da PEC 37

A Proposta de Emenda Constitucional  foi criada pelo  deputado Maranhense Lourival Mendes, que depois de ser denunciada pelo povo e agora negada pelos deputados, terá sérios problemas em voltar a esfera federal depois das eleições de 2014. É aguarda e conferi.

Até nunca mais PEC 37, parabéns Brasil, essa vitória foi nossa.


junho 25, 2013

Por Calvet Filho: Geração Primavera #VemPraRua!

Calvet Filho com Juventude de Rosário no Manifesto Acorda Maranhão.

Vivemos postando frases impactantes de pessoas que marcaram a história com a sua própria história de luta e coragem. Tem uma que é do grande guerrilheiro que tornou-se herói, Ernesto Che Guevara que diz:"os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira". Outra do Pastor Martin Luther King que versa: " o que mais me preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons"


Muitos de nós, não só fizemos história como já somos atores principais de páginas de livros que futuramente serão publicados, e não entendo como tem pessoas que simplesmente se omitem e ficam sentados no conforto do seu lar vendo cada cidadão lutar por um direito que será para todos. 


O grito já foi dado, clamores já foram ouvidos, mudanças estão por vir, mas continuo preocupado com muitos jovens e adultos que ainda permanecem estáticos diante da grande história que estamos escrevendo, se nos calarmos agora, os maus continuarão gritando, as rosas morrendo, mas se lutarmos ninguém deterá a primavera! Juventude de Rosário, do Maranhão e do meu Brasil varonil vamos fazer parte da história do nosso país, não adianta o gigante acordar e o povo continuar dormindo, então VemPraRua


Haveremos de lutar até o final! E na estrada esplendente do futuro, fitas o olhar, altiva e sobranceira, dê-te o porvir as glórias do passado, seja de glória tua existência inteira. 
Calvet Filho


Mas, se ergues da justiça a clava forte, verás que um filho teu não foge à luta, nem teme, quem te adora, a própria morte

Mais uma Manifestação no Interior do Estado: VEM PRA RUA LAGO AÇU.


imagem: ilustrativa
Conçeiçao do Lago Açu-MA: Fim da corrupção, a favor das melhorias na Educação,Saúde, Segurança Pública, Esporte, Meio Ambiente, PEC 37, transparência na utilização dos recursos públicos, além do fim da exploração sexual, prostituição infantil e contra as drogas, são alguns dos temas em pauta da reivindicação do Movimento #VEM PRA RUA LAGO AÇU, que promete tomar conta das ruas na tarde de Domingo próximo.
Centenas de pessoas são esperadas com cartazes e faixas para mostrarem que não aceitam mais caladas alguns serviços considerados essenciais para a sociedade.
A organização do evento afirma que o movimento será pacífico, sem bandeiras partidárias e sua finalidade é juntar toda a insatisfação do povo e mostrar através de cartazes palavras de ordem, a exemplo do que está acontecendo em todo o país.
Protestar é um direito do povo e o que vai acontecer neste Domingo em Lago Açu é o inicio de uma movimento amplo, diverso, pacífico, que tem como objetivo de passar que o povo está cheio de insatisfação
O Movimento # VEM PRA RUA LAGO AÇU inicia as 16:00 deste Domingo( 30 de junho) com a concentração na entrada da cidade em frente ao posto Paraibano 2. Seguida de uma passeata que percorrerá as principais ruas da cidade.








União da Juventude Socialista nega envolvimento em atos de vandalismo em São Luis.

A União da Juventude Socialista divulgou nota agora à noite onde refuta acusações de que membros estariam incitando a violência durante as manifestações ocorridas em São Luís. Veja, a seguir, a íntegra dos esclarecimentos.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
logo_oficial_col_corel_9
Desde o início das manifestações a UJS-MA tem adotado postura pacífica e ordeira, utilizando apenas das ferramentas democráticas de livre manifestação. Em nenhum momento apoiamos atos de vandalismo, depredações aos patrimônios públicos ou privados. Tampouco atos de hostilização a quaisquer organizações do movimento social, sindical, estudantil ou civil organizado. Buscamos sempre sermos respeitosos com os demais militantes, tendo em vista que as manifestações são de cunho popular e apartidário, levantando bandeiras de relevância extrema à nossa sociedade, como Educação, Saúde, Transporte, Saneamento Básico, Segurança, Moradia, Igualdade e Inclusão Social, entre outras.
Com relação à matéria publicada no blog do jornalista Marco Aurélio D` Eça Sobre o Título “MANIFESTAÇÃO FEZ DURAS CRÍTICAS À GESTÃO DE HOLANDINHA E AO SEU ALIADO FLÁVIO DINO” , repudiamos as acusações feitas à União da Juventude Socialista do Maranhão / UJS-MA, caluniando diretamente o Presidente de nossa entidade Tiago Penna. Pois a fotografia vinculada à matéria para acusar o presidente da UJS-MA, de incitar atos de violência e vandalismo, deixa claro que o mesmo estava apenas solicitando que todos os manifestantes se abaixassem, para facilitar a identificação dos baderneiros, e isto fica claro na imagem. No vídeo (link:https://www.youtube.com/watch?v=Renfk-7QbyQ) fica evidente que todos se retiram da Praça Dom Pedro II, de forma ordeira, sem nenhum enfretamento ou atos de agressão. Estamos cientes que esta não foi à primeira, nem a última vez que nos atacaram tentando vincular negativamente a imagem de nossa entidade ou de seus representantes a atos dessa estirpe. Mesmo assim não recuaremos em nossas lutas por um Estado digno que respeite o cidadão.
Problemas crônicos e conjunturais na prestação dos serviços públicos assolam todo o País.  Por isso defendemos o Passe Livre Estudantil, Mobilidade Urbana, melhoria na Infraestrutura Urbana e Serviços Públicos de qualidade. Mas deixamos alguns questionamentos, sobre fatos ilustrados pela “matéria” no blog. Será que o povo está indignado com 05 (cinco messes) de gestão do Prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Junior? Será que o povo está indignado com o Presidente da EMBRATUR, Flávio Dino? Ou será que o povo está embravecido com tantos problemas crônicos que vão desde malversação de recursos à corrupção instalados em nosso Estado há tanto tempo?
Olhe as imagens dos atos:
 Dia 19/06/2013 em São Luís:  https://www.youtube.com/watch?v=6E6OT2TCuIo,
Dia 20/06/2013 manifestação em Imperatriz:https://www.youtube.com/watch?v=S9q4yi7rp1s
Matéria do portal Terra: MA: com 15 mil, protesto hostiliza Sarney e tem depredação da prefeitura.
Blog Josias UOL Nacional: A voz da Rua para Sarney: ‘devolver o Maranhão’
Vemos na realidade a tentativa desesperada e grosseira de manipular um cenário que só existe na mente de quem está a serviço de pena alugada. Deixamos aqui nosso desafio ao senhor Marco D’eca a publicar sem cortes, nossa nota de esclarecimento, honrando o juramento profissional do jornalismo.
Att
Tiago Penna
Pres. Estadual da UJS-MA
Estudante de Turismo-UFMA

junho 24, 2013

Presidenta anuncia 5 pactos e propõe plebiscito

Brasília, DF - Ao contrário de seu pronunciamento ao País em cadeia de rádio e TV, a presidente Dilma Rousseff apresentou nesta segunda-feira medidas concretas para a resolução dos principais pontos reivindicados pela onda de protestos há duas semanas. Ela elencou cinco pactos, dos quais o mais ousado é a criação de um plebiscito que debaterá a reforma política e, dentre outros assuntos, deverá propor que o crime de corrupção seja considerado hediondo.

O primeiro pacto anunciado por Dilma foi o da responsabilidade fiscal, com o objetivo de garantir a estabilidade da economia diante da atual crise mundial. O segundo pacto é "em torno da construção de uma ampla e profunda reforma política, que amplie a participação popular e amplie os horizontes da cidadania", disse a presidente. "Quero neste momento propor o debate sobre a convocação de um plebiscito popular que autorize o funcionamento de um processo constituinte específico para fazer a reforma política que o País tanto necessita", afirmou a presidente, ao abrir um encontro com os 27 governadores e 26 prefeitos das capitais brasileiras.

Dilma Rousseff reuniu-se com membros do Movimento Passe Livre antes de anunciar os 5 pactos
Dentro do segundo pacto, a presidente sugeriu a tipificação da corrupção dolosa (quando há intenção) como crime hediondo. "Uma iniciativa fundamental é uma nova legislação que classifique a corrupção como crime hediondo com penas severas", disse a presidente, que reiterou a defesa ao aprofundamento da Lei de Acesso à Informação como instrumento de auxílio ao combate do mau uso do dinheiro público.

O terceiro pacto diz respeito à melhoria do sistema de saúde do País, acelerando "os investimentos já contratados em hospitais, UPAs (unidades de pronto-atendimento) e unidades básicas de saúde", disse Dilma. Segundo a presidente, outra medida que pode ser adotada é a inclusão de hospitais filantrópicos ao programa que rebate dívidas com mais vagas a pacientes do SUS.

Um dos temas mais polêmicos do pronunciamento de Dilma em cadeia nacional, a contratação de médicos estrangeiros foi novamente abordada quando a presidente falou do pacto pela saúde. Segundo Dilma, haverá um grande esforço de incentivos para levar médicos brasileiros a áreas desabastecidas do País. Porém, na indisponibilidade de médicos formados no País, o governo buscará mão de obra estrangeira. "Quando não houver disponibilidade de médicos brasileiros, contrataremos médicos estrangeiros", disse presidente, que ressaltou que apenas 1,79% dos médicos que trabalham no País são formados no exterior, em comparação com outros países como a Inglaterra (onde os estrangeiros são 37% do total) e Estados Unidos (25%).

"Sempre ofereceremos primeiro aos médicos brasileiros as vagas a serem preenchidas. Precisa ficar claro que a saúde do cidadão deve prevalecer sobre quaisquer outros interesses", afirmou. O Conselho Federal de Medicina e os conselhos regionais vêm reagindo a proposta do governo. "Sei que vamos enfrentar um bom debate democrático", antecipou a presidente.

O quarto pacto anunciado por Dilma diz respeito ao transporte público e mobilidade urbana, gatilhos da série de protestos. A presidente anunciou um investimento de R$ 50 bilhões para obras de mobilidade urbana, como a construção de linhas de metrô e corredores de ônibus. Além disso, Dilma anunciou a criação do Conselho Nacional do Transporte Público, "com participação da sociedade e dos usuários", em busca de "maior transparência e controle social no cálculo das tarifas". A presidente também afirmou que o governo pretende desonerar os impostos PIS e Cofins cobrado do óleo diesel usado em ônibus e da energia elétrica empregada em trens e metrôs.

Sobre o tema, Dilma defendeu a mudança da matriz de transportes ampliando o deslocamento sobre trilhos. Ela criticou ainda gestões anteriores que, segundo ela, deixaram os investimentos no setor de lado, por muito tempo. Também reiterou medidas recentes adotadas para que o aumento nas tarifas de ônibus e metrôs fossem mais brandos.

A educação foi o tema central do quinto pacto anunciado por Dilma. A presidente reiterou a defesa pela aprovação da proposta que destina 100% dos royalties do petróleo à educação do País, e pediu apoio do Congresso para acelerar a tramitação da pauta. "Ao longo desse processo, essa tem sido uma questão que eu recebi muita simpatia de governadores e de prefeitos. É um esforço que devemos fazer para que haja uma mudança significativa no curto, médio e longo prazo no nosso País", disse a presidente, que completou: "confio que os senhores congressistas aprovarão esse projeto, que tramita no Legislativo em regime de urgência".

"Mais do que um debate, estamos aqui para apontar soluções", disse Dilma no encontro com governadores e prefeitos. A presidente avaliou as manifestações como parte de um "inequívoco e ininterrupto" processo de transformação social nos últimos anos. "As ruas estão nos dizendo que o País quer serviço público de qualidade, quer mecanismos mais eficientes de combate a corrupção", avaliou Dilma. Ela ponderou, no entanto, que o governo sofre "inúmeras barreiras", mas que "a energia que vem das ruas é maior do que qualquer obstáculo".

A presidente voltou a condenar os atos de vandalismo que tentam "manchar" a manifestação popular. "Condenei e alertei em rede nacional que meu governo não vai transigir na manutenção da lei e da ordem. (...) Repito essa disposição perante os senhores e as senhoras", afirmou a presidente.

PDT TRABALHA EM TORNO DE FLÁVIO DINO.

Jornal Pequeno

O presidente do PDT no Maranhão, Julião Amin, informou que o partido já está se organizando para realizar, no segundo semestre deste ano, a Convenção Estadual durante a qual serão apresentados os pré-candidatos do partido às eleições de 2014.
Segundo Julião, o PDT tem o projeto de participar diretamente da eleição do próximo governador do Estado, engajando-se na campanha de Flávio Dino.
“O nosso partido amadureceu, e nós sabemos da responsabilidade que nós temos. Só existe um caminho: a unidade. E hoje o melhor nome, o nome que nós defendemos para conquistar a vitória nas eleições de 2014 é Flávio Dino”, enfatizou Julião.
De igual modo, o deputado federal Weverton Rocha está convencido de que Flávio Dino é o nome que tem todas as condições políticas e eleitorais para conduzir ao fim do ciclo consolidado pelo senador José Sarney na política do Maranhão.
“O PDT acredita que pode contribuir muito nesse grande movimento de todos os partidos de oposição unidos em torno da candidatura de Flávio Dino. E a intenção do PDT maranhense é indicar o candidato a vice-governador na chapa de Flávio Dino. Mas o mais importante é a consciência de que todos os partidos de oposição tem de estar juntos: PDT, PSB, PSDB, PTC e outras forças do campo democrático e popular”, declarou Weverton Rocha.
Com vistas às eleições de 2014, o PDT está realizando encontros regionais. “O PDT sabe de sua importância no cenário político de nosso Estado. Estes encontros regionais do partido visam não só fazer uma avaliação da nossa participação e do nosso resultado nas eleições municipais de 2012 como também estão servindo de base para as eleições de 2014”, afirmou Julião Amin.
O deputado federal Weverton Rocha acrescentou que a Convenção Estadual, que acontecerá no segundo semestre deste ano, será um grande momento do partido. Segundo ele, será uma grande Convenção Estadual, onde o partido terá a chance de mostrar sua unidade interna e de preparar seus pré-candidatos para as próximas eleições.
“O PDT pretende ter uma grande nominata para deputado estadual e para deputado federal. O nosso objetivo é, no mínimo, eleger quatro deputados estaduais e ter uma grande nominata também de companheiros valorosos à Câmara Federal, que têm muito a contribuir para a vida pública do nosso Estado”, ressaltou Weverton Rocha.

FLÁVIO DINO ARTICULA APOIO DE ROSÂNGELA CURADO EM IMPERATRIZ

O jogo eleitoral começou a aquecer os nervos de grupos que vão brigar pelo controlo do Governo do Maranhão em 2014. Enquanto Roseana Sarney (PMDB) carrega e ilustra como troféu o prefeito balaio Sebastião Madeira (PSDB), o presidente da Embratur, Flávio Dino, vem articulando com força apoio de peso em Imperatiz.

Rosângela Curado, ex-candidata a prefeita e uma das grandes lideranças da região tocantina, foi procurada pelo comunista. Em contato telefônico, eles tiveram uma conversa agradável onde se discutiu apoio ao projeto que põe fim no desmando do clã Sarney no Maranhão. Além de Flávio Dino, a democrata também foi procurada pelas lideranças Professor Adonilson e Cleuton Noleto, ambos do PCdoB.

Mesmo sendo ligada ao deputado estadual Antônio Pereira que pertence ao governo da filha de José Sarney, Curado tem desejo pessoal em participar do Diálogos do Maranhão e contribuir no pleito do próximo ano com seus 39.718 votos que assustaram Madeira em 2010.

Do Blog do Neto Ferreira

IMAGEM QUE FICARÁ NA MEMÓRIA: O MARANHÃO ACORDOU!!!




Milhares de jovens foram as ruas no dia 22 de junho( sábado) para protestar contra a corrupção e os desmandos políticos no Maranhão.
Com caras pintadas e com gritos de "Acorda", os manifestantes foram as ruas de São Luís e fizeram bonito.
Essa imagem pode representar o que nos espera em 2014.

junho 22, 2013

Depois das manifestações, internautas pedem a cassação de Roseana Sarney.


Um abaixo-assinado pedindo o impeachment da Governadora Roseana Sarney, endereçado ao Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão está acontecendo nas redes sociais. Até a tarde desta sexta-feira (21) milhares de assinaturas foram feitas no site especializado em petições - http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N41676
O pedido está embasado no artigo 31, VIII e IX da Constituição do Estado do Maranhão.
As acusações:roseana
Meio de comunicações - Roseana Sarney é talvez a mulher que detém uma cadeia de emissoras de rádios e TVs no Maranhão na história do Brasil, mas administrado por parentes (por exemplo, Fernando Sarney é administrador-controlador da TV Mirante de São Luís). Com isso, é frequentemente acusada por adversários políticos e até inúmeras denúncias do Ministério Público Federal e Estadual de usar os meios de comunicações para fins eleitorais.
No Brasil - Assemelha-se às oligarquias existentes no Nordeste do Brasil, junto com o pai José Sarney, aliada ao Renan Calheiros e Fernando Collor (que até então eram adversários)
No Maranhão - Juntamente com o pai José Sarney, maranhense e senador do Estado do Amapá desde 1990, reeleito em 1998 e 2006. Com ele, são acusados diversas irregularidades. Tem apoio das oligarquias locais que tem os mesmos esquema dos Sarneys, como as famílias Arôso (Paço do Lumiar) e Jorge Melo (Lago da Pedra).
Caso Fábrica do Rosário - Em 1996, meses depois ter inaugurada a fábrica de roupas de Rosário, a então governadora foi acusada de lesar mais de 3 mil trabalhadores da região, depois que a fábrica fechou, e os trabalhadores fizeram empréstimos de bancos, após os empresários estrangeiros derem golpe na região. Até hoje, a fábrica existe (mas caindo aos pedaços), e os ex-trabalhadores têm dívidas que ultrapassam mais de R$ 100 mil.
Caso Lunus - Em 2002, ao ser envolvida em escândalo de corrupção com a empresa Lunus Participações, da qual é sócia, com a descoberta de R$ 1.340.000 não-declarados, e o marido, Jorge Murad, apresentando sete versões diferentes sobre a origem do dinheiro levou a perda de pontos nas pesquisas e posterior desistência da candidatura.
O caso levou ao rompimento nacional da aliança PFL-PSDB no governo federal. Ela e a Família Sarney passaram, então, a apoiar o candidato presidencial Lula (que seria eleito no mesmo ano), gesto interpretado por muitos políticos e a imprensa de oportunista e duramente criticado pelo caso que Lula ter mantido a Família Sarney por mais 8 anos no comando do Maranhão.
Contas no exterior - Em 15 de agosto, o jornal O Estado de S. Paulo publica documentos (que estão nos arquivos do extinto Banco Santos) mostrando que a governadora e o seu marido, Jorge Murad, simularam um empréstimo de R$ 4,5 milhões para tentar resgatar US$ 1,5 milhão que possuíam no exterior.
Em entrevista ao Estado, o administrador judicial do banco, Vânio Aguiar, confirmou que os papéis estão nos arquivos oficiais da instituição bancária.
O jornal mostrou que o empréstimo foi regularizado no Brasil poucos dias antes da intervenção judicial no Banco Santos, em 12 de novembro de 2004. O dinheiro foi liberado no dia 29 de julho, mas somente em 5 de novembro (uma semana antes da quebra do banco e da decretação da intervenção da Justiça) as garantias foram registradas, conforme certidões obtidas pela reportagem num cartório em São Paulo.
Ou seja, quando o Banco Santos liberou o empréstimo em julho não havia formalização de fiança bancária. A publicação reforça a tese que a Família Sarney sempre negou nos últimos anos: a existência de contas no exterior.
O banco pertenceu ao banqueiro Edemar Cid Ferreira, é amigo íntimo da família Sarney e padrinho de casamento de Roseana e Jorge Murad. O banco quebrou em novembro de 2004, e sua falência foi decretada em 2005. Depois da decretação da falência, chegou a ser preso e condenado a 21 anos de prisão, mas recorreu e responde em liberdade.
A ficha é extensa, acompanhe mais clicando aqui: 

junho 20, 2013

O jogo da hipocrisia que leva o nada a lugar nenhum.

Manifestantes nas Ruas de São Luis.

Depois do inicio das manifestações em São Luis, onde começou pacificamente e terminou em baderna e vandalismo por parte de alguns caraminguás perdidos em meio a um grande numero de defensores da moral e da ética no Maranhão, chegou o momento das acusações e justificativas desenfreadas de quem quebrou ou pichou mais.

De um lado, temos um grupo acusado de pichar e vandalizar a prefeitura de São Luis, do outro manifestantes sendo apontados como culminadores da invasão ao bloqueio dos policias no palácio dos Leões, sede do governo do Estado.

Isso é caçar trança em rabo de cavalo, pois o que foi feito independentemente de quem fez, não tem justificativa. Seja qual tenha sido o culpado, isso foi vandalismo, e não diferencia em nada das atitudes de outros baderneiros país a fora.

Em São Luís, o que mudou foi apenas o local de onde aconteceu os fatos, e isso não diminui  a responsabilidade  de quem o fez ou autorizou para que fizessem.

O mais estranho disso tudo é que os nomes hora  apontados pelos presentes como baderneiros, vândalos e diabo a quatro, são de pessoas que representam a juventude do estado, isto é, pessoas que poderiam ali fazer a diferença; liderando de forma digna os outros tantos milhares de  jovens, para que os protestos que são verdadeiros e aceitos pela constituição, fossem feito na mais absoluta ordem, respeitando assim a maioria dos presentes na manifestação.

Agora sabemos um dos motivos que levou a juventude maranhense as ruas, o descréditos pelas politicas de juventude adotas pelos governantes atuais. Uma politica raquítica, sem méritos e desconhecida pela maioria dos maranhenses, uma politica  que está levando o jovem para o nada a lugar nenhum!

Enquanto os vândalos saem nas ruas para depredar os patrimônios públicos (que os governos mais tarde  iram gastar alguns mirreis para restaurar), a juventude que está falando através de cartazes e gritos de liberdade vão  ficando esquecidas.
Isso só faz  com que os pessimistas quanto a estas manifestações que eclodiram no Brasil,  tenham mais pólvora para soltar em cima de qualquer um que defenda o momento que vivemos.

Somos convidados a fazer diferente, deixem de blá, blá, blá. Quem depredou que seja responsabilizado, quem autorizou, que punamos nas próximas eleições. O que não vale é soltar farpas em cima de quem de fato  esta fazendo a coisa certa, e que hoje é a maioria da Juventude do Maranhão.

Vamos a luta, os nossos governantes  não podem continuar negando nossa existência.

Jean Canuto
Líder de Juventude
Presidente da Associação de Jovens de Lago Verde-MA






Pra quem se diz representar a juventude do Fórum Estadual de juventude, João Costa deu um péssimo exemplo ontem.

Por Samuel Bastos

Que vergonha abrir o noticiário maranhense e constatar que meia dúzia de manifestantes tentaram bagunçar o Vem Pra Rua São Luís realizado ontem (19) na capital maranhense. Pior ainda foi ler no noticiário o envolvimento do nome do Secretário Executivo do Forúm Estadual de Juventude – FEJMA João Costa da cidade de Governador Nunes Freire nas ações de vandalismo que culminaram com os ataques a Prefeitura de São Luís.
O único erro da imprensa é ligar o nome de João Costa a juventude do Partido do Movimento Democrático Brasileiro-PMDB, embora de fato este seja aliado do Deputado Roberto Costa-PMDB. Ex-candidato derrotado nas eleições de vereador em sua cidade, João é filiado ao PHS e além de não ser da JPMDB, também não tem ligação alguma com o movimento Juventude Guerreira.
A reunião do FEJMA coordenada por ele em seu município no ano passado foi a mais vergonhosa de todas as edições. Além do quebra-quebra no local do evento, jovens que participaram do evento tiveram tratamento diferenciado numa clara confusão de coletivo com briga partidária.
O envolvimento do nome de João Costa nas ondas de vandalismo vão de encontro à proposta de criação de uma Comissão de Ética apresentada por esse Conselheiro Estadual de Juventude na última reunião da Secretaria Executiva realizada em Mirinzal no último sábado (15). A Comissão de Ética deveria ser criada para disciplinar atitudes como essa, que envergonham o histórico de luta das verdadeiras lideranças juvenis.
Reivindicar direitos não combina com vandalismo!

Lago em Foco.

Enquanto milhares de jovens vão as ruas de São Luís, protestar pacificamente, mostrando respeito para com o patrimônio público, alguns que de fato deveriam dar exemplos, pois galgão cargos de representação da classe juvenil do estado fazem o contrário, seguido sei lá por qual consciência. Isso que aconteceu foi uma clara demostração de marionetismos, pois atitudes como essas não é e nunca será o objetivo do Fejma.

Com contribuição do Blog Marrapá

Manifestantes em São Luís tentam invadir o Palácio dos Leões.

Blog: John Cutrim

Cerca de cinco mil pessoas foram às ruas de São Luís nesta quarta-feira (19) pedir melhorias na educação, saúde, nos serviços oferecidos de transporte público e segurança pública. A multidão concentrou-se a partir das 16h na praça Deodoro e logo depois seguiram em direção a praça Dom Pedro II, onde ficam situados a sede dos governos estadual e municipal.
Durante o trajeto, que seguiu pela rua rio Branco, Beira Mar até chegar a Dom Pedro II, empunhando faixas, cartazes, com rostos pintados e sob gritos de ordem os manifestantes exigiram uma intervenção mais eficaz dos governantes e autoridades no sentido de promover melhorias estado solucionar problemas que afligem a população no dia à dia.
O principal alvo dos discursos revoltosos foi a governadora Roseana Sarney e seu grupo político. Várias vezes os insurgentes levantavam coro exclamando “Sarney, ladrão, devolve o Maranhão” e “Estudante na rua, Roseana a culpa é sua”, em função de o Maranhão ser detentor dos piores indicadores sociais e ocupar a posição de um dos estados mais miseráveis da nação.
Na oportunidade, eles também condenaram a corrupção e criticaram a Proposta de Emenda Constitucional 37/2011, que se aprovada, o poder de investigação criminal seria exclusivo das polícias federal e civis, retirando esta atribuição do Ministério Público (MP).
O ponto alto do ato foi no Palácio dos Leões. Uma grade metálica implantada pela Polícia Militar impedia que os manifestantes chegassem próximo a sede do governo Roseana.
Ao chegarem, foram contidos também por policiais militares.
Revoltados com o bloqueio, os líderes do protesto acabaram derrubando as grades e invadindo o espaço próximo a entrada do Palácio. Houve conflito com os policiais militares, que não conseguiram parar a multidão.
Na porta dos Leões jovens protestaram, de forma contundente, por cerca de uma hora contra a governadora Roseana Sarney, que no momento não se encontrava no local.
Vendo que poderia haver uma invasão no Palácio, com transtornos bem maiores, foi acionada a cavalaria da PM e a Tropa de Choque que dispersaram os revoltosos com bombas de feito moral, gás lacrimogênio e spray de pimenta. Houve muita confusão, correria e tumulto. Pessoas ficaram feridas.
O titular do blog foi um dos que se machucaram, quando na frente do movimento conversava com policias no intuito de evitar uma invasão não haver confronto. Minutos depois uma multidão romperam as grades metálicas
Aos poucos, depois das 9h da noite, os participantes foram deixando a praça. Uma outra manifestação está marcada para este sábado, a partir das 14h com concentração na Praça Maria Aragão. Abaixo, segue registros do momento da confusão. Algumas das fotos são do site Kamaleão.
foto 1 manifesto
foto 2
999319_474381115969461_956593868_n
Foto: Hilton Franco
foto 3
foto 4
foto 5
foto 6
foto 7
foto 8
foto 9